sábado, 7 de novembro de 2015

Mundo - 4/2015 - Furacão Patrícia

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/10/furacao-patricia-atinge-costa-oeste-do-mexico.html

23/10/2015 21h12 - Atualizado em 23/10/2015 22h55

Furacão Patricia atinge a costa oeste do México

Furacão de categoria 5 chegou com ventos de até 270 km/h.
Fenômeno avançou pelo Pacífico e atingiu o estado de Jalisco.

Do G1, em São Paulo
Sequência de imagens mostra a movimentação do furacão Ptricia nesta sexta-feira (23) (Foto: NOAA)Sequência de imagens mostra a movimentação do furacão Ptricia nesta sexta-feira (23) (Foto: NOAA)
O furacão Patricia, o mais poderoso já registrado tanto no nordeste do Oceano Pacífico quanto no Oceano Atlântico, segundo a Organização Meteorológica Mundial, atingiu a costa oeste do Méxiconesta sexta-feira (23).
  •  
Jalisco, México
O fenômeno chegou no estado de Jalisco por volta das 21h10 (horário de Brasília). Segundo comunicado da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), o furacão atingiu as proximidades da cidade de Cuixmala, que fica a cerca de 85 km de Manzanillo, com ventos de velocidade máxima estimada em 270 km/h.

O Patricia avançou nesta sexta pelo Pacífico ao sudoeste do Porto de Manzanillo com ventos constantes de 325 km/h e máximos de 400 km/h.

O presidente Henrique Peña Nieto afirmou pela rede social Twitter: "O Furacão Patricia já está na costa do México. Não saiam. Protejam-se e sigam as indicações da Proteção Civil".

No Twitter da presidência foi publicado que as chuvas seguirão intensas nas próximas horas. A mensagem também pedia que a população se mantivesse calma e não espalhasse boatos. Outra mensagem também alertava para a aparente tranquilidade da passagem do olho do furacão: "A passagem do olho do furacão Patricia cria uma aparente calma, depois volta com as força dos ventos".

O coordenador nacional da Defesa Civil, Luis Felipe Puente, tuitou às 21h50 que os governadores de Jalisco, Colima e Nayarit não reportavam nenhuma destruição após a chegada do Patricia.
Por volta das 22h45, as autoridades começaram a receber avisos sobre pequenos alagamentos, segundo a agência AP. A rota prevista do furacão inclui na sequência uma passagem por uma zona montanhosa com vilas isoladas, que podem ser afetadas por deslizamentos de terra.
Turistas que saíram do hotel por causa da chegada do Patricia chegam na universidade de Puerto Vallarta nesta sexta-feira (23) para se proteger do fenômeno (Foto: REUTERS/Henry Romero)Turistas que saíram do hotel por causa da chegada do Patricia chegam na universidade de Puerto Vallarta nesta sexta-feira (23) para se proteger do fenômeno (Foto: REUTERS/Henry Romero)
O furacão Patricia tornou-se o "mais poderoso que já surgiu no planeta em toda a história", disse mais cedo o diretor da Comissão Nacional de Água do México (Conagua), Roberto Ramírez.
"Não há um furacão em todo o planeta, em toda a história, que tenha chegado à velocidade de 325 km/h em seus ventos", disse Ramírez.

O presidente americano Barack Obama também se pronunciou no Twitter: "Nossos pensamentos estão com o povo mexicano enquanto se preparam para o furacão Patricia", disse. "Nossos especialistas do USAID (Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional) estão no lugar prontos para ajudar".
Famílias chegam a albergue habilitado para esperar a chegada do furacão Patricia em Puerto Vallarta, no México (Foto: AP Photo/Cesar Rodriguez)Famílias chegam a albergue habilitado para esperar a chegada do furacão Patricia em Puerto Vallarta, no México (Foto: AP Photo/Cesar Rodriguez)
Em um boletim divulgado às 13h de Brasília, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou que o Patricia havia alcançado a categoria 5, a máxima na escala Saffir Simpson – que mede a intensidade dos ventos desse tipo de fenômeno (veja no gráfico abaixo). 

Nesta tarde Peña Nieto declarou que o país "enfrenta uma ameaça de grande escala" pelo Patricia, e destacou que a prioridade é "proteger e salvar a vida dos mexicanos". O presidente disse no Twitter que o governo "está tomando todas as medidas preventivas necessárias para enfrentar esta emergência extraordinária".
O furacão Patricia é visto em imagem infravermelha do satélite Suomi NPP, da NASA-NOAA. As temperaturas nas nuvens ao redor do olho do furacão variavam de -93 C a -83 C às 20h20 de sexta (horário de Brasília) (Foto: Reuters/NASA-NOAA)O furacão Patricia é visto em imagem infravermelha do satélite Suomi NPP, da NASA-NOAA. As temperaturas nas nuvens ao redor do olho do furacão variavam de -93 C a -83 C às 20h20 de sexta (horário de Brasília) (Foto: Reuters/NASA-NOAA)
Abrigos
Na quinta-feira (22), a Secretaria de Governo (Interior) do México ativou o comitê de emergências para coordenar as ações diante da chegada do furacão Patricia.
Na região da costa oesta há "1.782 abrigos com capacidade para 259 mil pessoas, que serão ativados, se for necessário", informou o coordenador nacional de Defesa Civil, Luis Felipe Puente, em entrevista coletiva.
Trabalhador carrega mesa de restaurante na costa mexicana para se preparar para a chegada do furacão Patricia Cesar Rodriguez/AP (Foto:  Cesar Rodriguez/AP)Trabalhador carrega mesa de restaurante na costa mexicana para se preparar para a chegada do furacão Patricia Cesar Rodriguez/AP (Foto: Cesar Rodriguez/AP)
"Continuamos patrulhando as comunidades aqui na costa, tanto na área de Puerto Vallarta, como em Melaque e La Huerta, alertando a população mais vulnerável para colocá-la em segurança", disse o diretor da proteção civil, em Jalisco, José Trinidad López Rivas.
"Os abrigos estão abertos desde muito cedo para receber as pessoas, e quem não sair das áreas perigosas está correndo um grande risco", disse López Rivas.
O diretor da Comissão de Água, Roberto de la Parra, comentou que duas represas em Jalisco foram drenadas, devido às fortes chuvas que Patricia deve provocar.

As aulas em Guerrero, no sul, foram suspensas e, em Colima, os colégios não abrem a partir desta sexta.


 #############################################################################
Comentários:
O furacão Patrícia chegou no estado de Jalisco no México, em outubro desse ano. O diretor da Comissão Nacional de Água do México (Conagua), Roberto Ramírez disse que esse furacão foi o ‘’mais poderoso que já surgiu no planeta em toda a história". Esse fenômeno atingiu a categoria 5 e chegou com ventos de até 270 km/h.
No Hemisfério Sul, os furacões se movimentam no sentido horário e no Hemisfério Norte no sentido anti-horário. Esse fato ocorre por causa da movimentação do ar que se concentra em direções diferentes. Independente de sua movimentação, seus ventos interiores chegam a atingir 300 km/h, porém no centro do mesmo os ventos são mais amenos, podendo atingir apenas 30 km/h.
O fenômeno El niño contribuiu para a ocorrência desse grande furacão, com o aumento da temperatura das águas do Pacífico. Esse mesmo fenômeno vem trazendo algumas alterações no clima do Brasil.
Região Norte – redução das chuvas nas porções leste e norte da Floresta Amazônica, caracterizando algumas estiagens cíclicas para a região da floresta e aumento de problemas com as queimadas.
Região Centro-Oeste – aumento das chuvas durante o verão e elevação intensiva das temperaturas na segunda metade do ano, quando já faz muito calor.
Região Nordeste – secas severas nas áreas centrais e norte da região Nordeste, afetando, principalmente, a região conhecida como Polígono das Secas, que passa a viver crises dramáticas relativas à escassez hídrica.
Sul – Manifestação de chuvas torrenciais, muito acima das médias históricas para a região, além da intensificação das temperaturas.

Mesmo com todas essas alterações climáticas, é errado o pensamento existente entre muitas pessoas de que o El Niño seja algo “ruim” ou “maléfico” ou que ele provocaria uma “bagunça climática”. No caso da seca do Nordeste, por exemplo, a “culpa” não é só do El Niño, mas da ausência de investimentos públicos para abastecer a população local. No Sul, embora as chuvas excessivas causem problemas, a preparação para elas com planejamento adequado evitaria graves catástrofes.

Ciência - 4/2015 - O poder do Hibisco

Fonte http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/11/pesquisadores-de-sc-descobrem-que-flor-de-hibisco-pode-inibir-cancer.html

07/11/2015 06h50 - Atualizado em 07/11/2015 06h50

Pesquisadores de SC descobrem que flor de hibisco pode inibir câncer

Ratos que tiveram acesso à planta tiveram avanço da doença reduzido.
Pesquisadora sugere que substância poderia ser 'quimioterapia natural'.

Joana CaldasDo G1 SC
Pesquisa foi apresentada no 13º Congresso  Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Foto: Epagri/Divulgação)Pesquisa foi apresentada no 13º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Foto: Epagri/Divulgação)
Pesquisadores de Itajaí descobriram que uma espécie de hibisco pode inibir o avanço de câncer do colón. O experimento foi feito em ratos e apresentado no Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, em agosto. Os pesquisadores, agora, verificam os resultados de novas experiências, feitas com o chá da planta.
A pesquisa começou no final do ano passado, explica a professora Sandra Soares Melo, responsável pelo Laboratório de Nutrição Experimental (Lanex) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Os estudantes, do curso de nutrição, trabalham com plantas medicinais e procuravam um novo objeto de estudo.
Em uma visita à unidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), os técnicos apresentaram a planta aos estudantes. "O vermelho intenso nos chamou a atenção como fonte de antioxidante", conta a professora. Segundo ela, os trabalhos científicos com a espécie hibiscus cannabinus são muito restritos e o grupo quis saber mais sobre a planta.
Pesquisa vai ser publicada em uma revista científica internacional (Foto: Epagri/Divulgação)Pesquisa vai ser publicada em uma revista científica internacional (Foto: Epagri/Divulgação)
Experimento
Como um dos pesquisadores já tinha um trabalho relacionado ao câncer de cólon, o grupo resolveu direcionar o estudo para essa linha. No início do ano, os estudantes induziram o câncer de cólon em dois grupos de ratos da linhagem Wistar.
Um conjunto de animais foi submetido a uma dieta normal e o outro teve a alimentação enriquecida com o extrato seco da flor. A conclusão do estudo é que os ratos que tiveram acesso ao hibisco tiveram inibição no avanço da doença.
A professora explica que isso ocorreu porque o hibisco fez com que diminuíssem alterações no DNA da célula, que causam mutações nela e fazem com que ela não funcione de forma normal. Também diminuiu o número de células alteradas.
Foco é no tratamento de pessoas já doentes (Foto: Epagri/Divulgação)Foco é no tratamento de pessoas já doentes (Foto: Epagri/Divulgação)
Estudos continuam
A equipa continua os estudos, e o objetivo agora é facilitar o uso dessa espécie hibisco pela população, por isso a ideia do chá. "Já começamos [a pesquisa], mas não terminamos, está em fase de leitura de lâminas", diz a professora.
Quando for certificado que não há nenhum risco para humanos, serão feitos testes com pessoas. Porém, as pesquisas com animais devem continuar por pelo menis mais um ano.
 "O foco não é muito a prevenção. Há vários alimentos que podem ser usados na prevenção do câncer, como o brócolis. A ideia é algo que possa ser usado contra a doença, quase uma quimioterapia natural", explica a pesquisadora.
Sandra acredita que o hibisco também poderia ser usado contra outros tipos de câncer.
###########################################################################
Comentários:
A moda agora é tomar chá de Hibisco para emagrecer, e sei que muitas pessoas estão usando deste chá. Fiquei surpresa em saber que esta flor, pode ser tão boa para a nossa saúde e que está sendo feito o estudo para o combate ao câncer de cólon. 
Espero que os testes que estão sendo feitos, venham a dar certo e que muitas pessoas possam se curar deste tipo de cancer..
Fiz uma pesquisa sobre esta flor, e descobri que o chá de hibisco serve para combater gordura da barriga e quadris, além de controlar os níveis de colesterol, pressão arterial e é diurético. Com isto este chá é o chá do momento, sendo adotado por várias pessoas. 
O chá é encontrado nas lojas e é preparado com o cálice do botão seco da flor, que é chamada Hibiscus Sabdariffa, só que diferente do que muita gente pensa não é o Hibisco encontrado nos jornais.
Ele não tem um gosto muito agradável, mas todo mundo que é vaidoso está tomando e nem reclama, e agora com esta novidade, muito mais gente irá comprar.
Eu ainda não experimentei, mas pelo que algumas pessoas me falaram não tem um gosto muito bom. Vou ver se ainda experimento e adoto este chá no meu dia a dia.

Saúde e Bem Estar - 4/2015 - a arte de colorir para acalmar

Fonte: http://epoca.globo.com/vida/vida-util/comportamento/noticia/2014/12/blivros-de-colorirb-para-desestressar-adultos.html

Livros de colorir para desestressar adultos
Como uma atividade considerada infantil virou uma febre antiestreesse na Europa
MARINA RIBEIRO
18/12/2014 07h01 - Atualizado em 18/12/2014 15h14

Um estojo repleto de lápis de cor, estampado com uma flor sorridente, acompanha um livro de quase cem páginas. Poucas são as palavras, mas linhas pretas intrincadas em oposição ao fundo branco formam desenhos complexos. Páginas e páginas de desenhos esperando por cores. E quem carrega o material não é uma criança.
Livros de colorir para adultos foram uma das maiores novidades editoriais do ano na Europa. Somente na editora britânica Michael O'Mara, que conta com 19 títulos do gênero em seu catálogo, foram vendidos 250 mil exemplares até agora no Reino Unido. Segundo o gerente de vendas internacionais da editora, Pinelopi Pourpoutidou, 35 países já adquiriram direitos para reproduzir os livros. “Eles estão até vendendo mais do que livros de culinária na França!”, afirma empolgado. 
Segundo Pourpoutidou, a ideia de publicar produtos para adultos surgiu com os seguidos elogios dos pais que aproveitavam a gama de livros para crianças que a casa editorial publica sob o selo Buster Books. Decidiram então, publicar algo para eles com algumas modificações.  “Os desenhos têm de ser mais complexos do que os livros para as crianças e os livros são projetados para serem bonitos e desejáveis.”

Antiestresse
Mais do que adultos interessados em arte ou em reviver a infância, os livros passaram a atender um público ainda maior: adultos estressados. Para isso, a grande sacada parece ter sido colocar as palavras “antiestresse” e “arte terapia” na capa.
O maior hit da Michael O'Mara, o livro The creative colouring book for grown-ups, foi  traduzido para o português e lançado em Portugal em junho (Arte-terapia Anti-Stress), na esperança de repetir, no sexto maior consumidor de antidepressivos do mundo, o sucesso já alcançado em outros mercados europeus. “Apesar de a moda ter se firmado em vários países, em Portugal ainda não obtivemos os resultados desejados”, afirmou Sara Nabais, do departamento de internacional da Editorial Presença, a editora portuguesa responsável pela tradução. A expectativa é que as vendas aumentem à medida que mais editoras lancem títulos e o gênero se torne mais comum.
Pourpoutidou aposta nisso. “Colorir é tão relaxante que, uma vez que as pessoas experimentam, elas são fisgadas.” Foi o que aconteceu com a estudante de letras e blogueira de literatura Camille Labanca, de 22 anos. Ela recebeu o livro Jardim secreto (Editora Sextante), que acaba de ser publicado no Brasil. Foi cativada pelo “antiestresse” estampado e se entregou à pintura. “Recebi numa sexta. Na segunda, metade do livro já estava pintada. Não sei se pintar é sempre uma técnica antiestresse, mas definitivamente funciona”, disse a carioca que está sempre buscando formas saudáveis de lidar com a ansiedade.

Coisa de criança
O hobby, é claro, não passa despercebido. “A primeira coisa que as pessoas pensam é que voltei aos cinco anos. É natural isso. Se eu visse uma pessoa na rua pintando com lápis de cor um livro com contornos para serem preenchidos, eu pensaria também. E fiz artes visuais”, diz Camille. As pessoas só entendem o hábito quando Camille conta que a pintura tem um efeito calmante. 
A terapeuta ocupacional Ana Leite, autora do site Reab.me,  afirma que o que podem parecer tarefas infantilizadas, são também próprias para adultos. “Em tempos em que o meio digital é tão presente na vida pessoal e de trabalho dos adultos, uma atividade manual não relacionada a tecnologia pode ser a alternativa leve e que proporciona bem estar.”
Mel Elliott, autora de alguns livros famosos nas redes por apresentar celebridades a serem coloridas (da modelo Cara Delevingne ao ator Benedict Cumberbatch), afirma que não há nada de infantil na prática. “Ninguém diria isso para tricô, bordado ou outros passatempos relaxantes.”

A arte terapeuta Deolinda Fabietti, especializada em cuidado do adulto, afirma que a pintura pode ser um canal para se expressar, ajudando a exercitar a criatividade e a alcançar maior autoconhecimento. “A arte atinge esse bem estar e traz um momento de relaxamento, que pode conduzir a um contato com seus conflitos e maneiras de lidar com eles”, diz.
Para Ana Leite, a pintura em livros pode ajudar aqueles que se cobram demais a relaxar. “Pintar quadros é uma atividade que o autor da obra, por mais simples que possa ser, tem um nível de cobrança e requer uma preocupação com harmonia e proporções que não encontramos com o ato de rabiscar, que ocorre de uma forma livre e mais espontânea”, afirma.
         

Não é terapia
Apesar dos benefícios, é importante saber que não se trata de uma terapia. “O título pode gerar essa confusão, mas não é qualquer passatempo que tem os benefícios terapêuticos”, diz Deolinda. Segundo a arte terapeuta, o estímulo gerado pelos livros pode criar reações interessantes como sudorese, dormência nas pernas ou sensações de tristeza ou prazer exacerbadas, que merecem ser observadas e podem ser depois trabalhados com um terapeuta certificado.
Caso decida testar pintar, confira algumas dicas da arte terapeuta para que o momento seja bem aproveitado:


###############################################################################
Comentários:

Para mim, colorir é uma das melhores coisas do mundo. Eu adoro colorir principalmente quando não tenho nada para fazer.
Quando eu ia para o escritório da minha mãe eu sempre levava papel e lápis de colorir e de escrever, pois eu achava entediante ficar lá sem fazer nada, mas eu era obrigada a criar desenhos para depois colorir. Agora temos muitas opções de livros de variados temas para colorir.
Pelos estudos atuais, é importante dedicar um tempo para si próprio, portanto colorir é uma das opções que nos ajuda a manter a calma e a desestressar, e nos acontecimentos diários precisamos ter oportunidades que nos façam ter uma vida mais saudável.
Colorir acompanhado de uma boa música e de lápis de cores bem variadas nos ajuda na concentração e faz com que sejamos mais calmos. Além disto podemos nos tornar grandes artistas e descobrirmos que temos várias habilidades.
Gosto também de nas horas vagas ver séries no computador e dançar.
O tempo quando estamos em época de aulas, é muito curto e estas oportunidades são maiores em época de férias. Espero que nas próximas férias eu possa ganhar um livro com desenhos de flores para colorir.