sábado, 24 de outubro de 2015

Cultura - 4/2015 - As estranhas criaturas de Patricia Piccinini


As estranhas criaturas de Patricia Piccinini no CCBB-SP

Esculturas hiperrealistas levantam questões sobre afeto e manipulação genética


POR ALESSANDRO GIANNINI

11/10/2015 6:00

ComCiência – Patricia Piccinini

Para trazer a questão das mutações genéticas para o território da arte, a artista australiana Patricia Piccinini se utiliza do realismo como linguagem, apresentando ao espectador um universo de criaturas desconhecidas, porém palpáveis e surpreendentemente afetuosas. ComCiência, um neologismo que carrega sentido duplo, conectando consciente e ciência, propõe ao público um percurso narrativo entre esculturas, desenhos, fotografias e vídeos. Curadoria: Marcello Dantas.
Abertura da exposição: Dia 12, a partir das 9h.
Exposição no CCBB de São Paulo de 12/10 a 04/01.
Em seguida, a mostra irá para Brasília (15 de janeiro a 4 de abril) e, depois, para o Rio (26 de abril a 27 de junho).
A mostra faz uma ampla retrospectiva da produção da artista naturalizada australiana e reúne alguns de seus principais trabalhos. Além das esculturas hiperrealistas, feitas com silicone, plástico e pelos humanos, há também pinturas, fotografias modificadas digitalmente e máquinas antropomorfizadas. Os organizadores apostam na repetição do sucesso obtido por outro artista australiano, Ron Mueck, e suas grandes esculturas hiperrealistas na Pinacoteca de São Paulo e no MAM do Rio.






#################################################################################
Comentários:
Vi outro dia no jornal da manhã, que iria iniciar a Exposição no CCBB de São Paulo de 12/10 a 04/01 de peças da artista Patricia Piccinini, que lembra objetos da exposição que vi no MAM de Ron Mueck.
Fiquei interessada, apesar de ter achado que as peças são muito feias.
Ela mistura feições humanas com bichos, mas tenho que confessar que é interessante esta idéia.
Pela programação, esta exposição virá para o Rio de Janeiro em Abril de 2016, onde acredito terá um grande público para ver as novidades.
Acredito que ela tenha interesse em demonstrar que seres humanos e animais se completam. As pessoas gostam muito de seus animais de estimação, e podem ver nesta exposição que existe o interesse de demonstrar o carinho entre estes seres.
Vamos esperar a vinda para o Rio, para programarmos uma visita e vermos ao vivo todas as peças, onde poderemos dar uma opinião melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário