segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Saúde e Bem Estar - 03/2016 - Por que é tão difícil se concentrar?

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/07/por-que-e-tao-dificil-se-concentrar.html

17/07/2016 09h15 - Atualizado em 17/07/2016 09h15

Por que é tão difícil se concentrar?

'Vício' no uso de aparelhos eletrônicos já causou uma mudança no tempo de atenção das pessoas.

Da BBC
Em um minuto estamos concentrados, no seguinte já estamos com a mente em outro lugar  (Foto: Kaboompics)Em um minuto estamos concentrados, no seguinte já estamos com a mente em outro lugar (Foto: Kaboompics)
Muitos já passaram por esta situação: em alguns dias você simplesmente não consegue se concentrar.
Em um minuto, você está totalmente envolvido em uma atividade em seu trabalho, no momento seguinte, está conversando com os amigos no WhatsApp, vendo as últimas piadas on-line ou até os últimos vídeos virais de bichinhos.
Muitos não conseguem terminar o que começam e acabam frustrados.
No entanto, a culpa pode não ser totalmente do distraído.
Especialistas sugerem que nosso cérebro não está preparado para o bombardeio rápido e cada vez maior de distrações digitais, o que nos deixa com uma sensação de lentidão e, no final, menos produtivos.
'Doença' do século 21
Este é um problema típico do século 21.
A tecnologia domina praticamente todos os aspectos da vida durante o tempo em que estamos acordados, e isso tem um custo cognitivo.
Em um minuto estamos concentrados, no seguinte já estamos com a mente em outro lugar  (Foto: Kaboompics)Um número cada vez maior de especialistas sugere que a multifuncionalidade não existe (Foto: Kaboompics)

























Um estudo realizado pela Microsoft, no Canadá, em 2015, revelou que, em média, o intervalo médio de atenção dos humanos caiu de 12 segundos no final do século passado para oito segundos no novo milênio.
Segundo os especialistas, isso não significa que estamos ficando menos inteligentes, mas que agora desempenhamos várias tarefas ao mesmo tempo.
Multifuncionalidade
Há quem argumente que a multifuncionalidade não existe.
Simplesmente mudamos nossa atenção de uma tarefa para outra muito rapidamente, o que poderia ter consequências no funcionamento de nosso cérebro.
Quando mudamos de uma atividade para outra, o cérebro usa glicose e oxigênio e, à medida que estes se esgotam, a pessoa fica com uma sensação de sonolência e desorientação.
O resultado é a liberação do hormônio cortisol, um dos hormônios do estresse.
"Esta não é a melhor condição para uma pessoa no momento de tomar decisões", afirmou Greg Foot, apresentador de um programa de ciência da BBC.
"Com certeza o conselho seria menos multifuncionalidade, certo? O problema é que já estamos viciados."
Segundo Foot o nosso córtex pré-frontal gosta de novidades e nosso cérebro sempre está à procura "do novo".
"Isto significa que nossa atenção sempre é sequestrada por algo mais; você simplesmente não pode resistir a esta vibração que indica que chegou uma nova mensagem de texto ou o sinal de que tem uma nova atualização no Facebook."
E essa busca constante pelo novo ativa nosso sistema de dopamina, que envia mensagens - frequentemente conhecidas como "substâncias químicas de recompensa" - a várias partes do cérebro.
Em suma: nosso cérebro recebe uma recompensa cada vez que perdemos a concentração.
"Está na hora de admitir que estamos ficando viciados em nossa tecnologia", disse Foot.
O neurocientista e psicólogo cognitivo Daniel J. Levitin afirma que, em média, estamos consumindo por dia uma quantidade informação equivalente a 175 jornais.
Isso é 30 vezes o conteúdo que consumíamos há 30 anos.
Nosso cérebro busca novidades e, com o grande número de dispositivos à nossa disposição, a tentação de ser uma pessoa "multifuncional" é enorme.
Sugestões
Existem algumas recomendações para os que estão com grande dificuldade para se concentrar em suas tarefas.
A primeira é simples: desligue os dispositivos de que você não esteja precisando.
Um estudo feito pela Microsoft demonstrou que, quando os trabalhadores eram interrompidos por dispositivos eletrônicos, precisavam de cerca de 15 minutos para voltar a se concentrar em uma tarefa complicada.
Coloque combustível em seu cérebro. Pular o café-da-manhã significa que você vai funcionar graças à adrenalina, o que dificulta a concentração.
Cardiologista recomenda atividades moderadas, de três a quatro vezes na semana (Foto: Reprodução/EPTV)Atividades físicas podem melhorar os problemas de concentração (Foto: Reprodução/EPTV)

























As proteínas e carboidratos estabilizam o açúcar no sangue. E, claro, tomar água também ajuda pois evita a desidratação.
Pratique atividades físicas.
Um estudo na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sugere que o exercício aeróbico melhora as regiões do cérebro relacionadas à atenção no curto e longo prazo.
Tenha uma boa noite de sono. É durante o sono que o corpo se repara e se restaura.
Com menos de sete horas de sono por noite o cérebro não recebe o que precisa para funcionar.

############################################################################
Comentários:
Sabemos que por muitas vezes o uso de aparelhos eletrônicos são vistos como prejudiciais a nossa vida, mas isto já faz parte do nosso dia a dia e estamos acompanhando a evolução dos tempos.
Sempre sou alertada pela minha mãe, para que em horário de estudo não utilize o celular, uma vez que ficamos sempre no aguardo da chegada de uma nova mensagem ou de estarmos atualizados a tudo que ocorre, seja de qualquer meio, como por exemplo Facebook ou WhatsApp e que isto prejudica o desenvolvimento do raciocínio, mas vejo que pela reportagem isto é verdade.
O meu maior castigo é ficar sem o celular, e acho que para muitos dos meus colegas isto também é verdade.
Soube que existem até grupos de tratamento para dependentes do celular e isto está até sendo apresentado na novela, como uma espécie de doença atual, onde as pessoas tem que se tratar para cura do vício do uso do celular. Estas pessoas não tem condições de ir para qualquer lugar onde não tenham acesso a tecnologia, pois podem surtar.
Dentre as sugestões apresentadas, na reportagem, as mais fáceis são tomar água e tomar café da manhã, uma vez que isto faz parte da nossa rotina diária. Quanto a praticar exercícios, sabemos que temos que escolher ao menos uma atividade física e nos dedicar, visando além do bem estar físico o mental, eu por exemplo pratico duas vezes por semana Zumba, que é uma mistura de dança com ginástica. Dormir mais de 07 horas por noite, é o ideal, mas nem sempre as pessoas se conscientizam disto e a noite, por estar com tempo disponível, ficam até tarde jogando ou conectadas em redes sociais, esquecendo que terão no dia seguinte muitas atividades que dependerão para sua execução de que estejam devidamente descansados.
Eu adoro usar meu celular, mas não deixo de dormir para ficar conectada.

Política - 3/2016 - Maia diz que descontará salário de deputado que faltar a sessões

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/07/maia-diz-que-descontara-salario-de-deputado-que-faltar-sessoes.html

20/07/2016 11h50 - Atualizado em 20/07/2016 12h53

Maia diz que descontará salário de deputado que faltar a sessões

Objetivo é manter quórum alto para votar projetos de interesse do governo.
Em agosto, presidente da Câmara quer votações de segunda a quarta-feira.

Fernanda CalgaroDo G1, em Brasília
Em ano de eleição municipal e de Olimpíada, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (20) que descontará o salário de deputados que faltarem, sem justificativa, às sessões de votação no plenário da Casa. Maia quer garantir quórum para votar matérias de interesse do Palácio do Planalto, como o pacote de medidas econômicas, e também colocar em pauta o processo de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
“É óbvio [que serão descontadas as faltas]. Pauta marcada o deputado tem que estar presente, em qualquer trabalho é assim. Se você marcou uma data para que os deputados estejam aqui para votar, é importante que todos votem”, declarou o presidente da Câmara ao chegar ao prédio do Legislativo nesta quarta.
Rodrigo Maia também voltou a dizer que, no retorno das atividades da Casa em agosto, irá montar um esquema especial de trabalho para garantir o funcionamento da Câmara até as eleições municipais, marcadas para o mês de outubro.
Na noite desta terça (19), ele já havia anunciado que pretende marcar votação no plenário principal às segundas, terças e quartas-feiras. Tradicionalmente, as votações na Câmara se concentram na terça e na quarta-feira.
Na avaliação do deputado do DEM, será possível manter esse ritmo em agosto, apesar de coincidir com o período da Olimpíada do Rio.
Em setembro, pondera Maia, é possível que as votações voltem a ser realizadas duas vezes por semana, em razão de que muitos parlamentares estarão envolvidos na eleição municipal.
“Acredito que, no mês de agosto, a gente tenha alguma condição de fazer três vezes por semana. Quando chegar em setembro, em cima da eleição, é mais difícil três vezes na semana”, ressaltou.
Apesar de o Congresso Nacional normalmente esvaziar no período pré-eleitoral para os parlamentares se dedicarem às campanhas nos seus estados, o Palácio do Planalto precisa do Legislativo em funcionamento para aprovar projetos que considera prioritários para a recuperação econômica do país.
Jantar
Rodrigo Maia comentou nesta quarta sobre o jantar da noite desta terça com o presidente da República em exercício, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no Palácio do Jaburu. Durante quase quatro horas de reunião, eles discutiram, segundo Renan e Maia, as pautas de interesse do Executivo no Congresso.
“Está na hora de o parlamento, junto com o Executivo e até o Judiciário, colaborar, gerar consenso, gerar uma harmonia, diferente de antes, e ter a possibilidade de dar a sua contribuição”, disse Maia.
##########################################################################
Comentários:
Eu acho ótimo que este atual presidente da Câmara pense desta forma, uma vez que os políticos são escolhidos para nos representar, e os mesmos devem cumprir as responsabilidades que cabem as suas funções, ou seja, se existe um planejamento de reuniões para votação de diversos temas, o mínimo que podem fazer é se apresentarem nas datas e horários programados.
Na reportagem vemos que estes planejamentos são relativos a somente 03 dias da semana, diferente de toda população em que em sua grande maioria tem que trabalhar de 05 a 06 dias por semana, e que muitas vezes nem mesmo podem ter um dia de descanso, sendo necessário complementar seus salários para poder sobreviver as necessidades da vida.
Além de terem muitos privilégios, estes políticos recebem muito bem para fazer a representação e aprovar ou não projetos de lei.
Infelizmente estamos numa época de tanta divulgação de corrupção, pelos próprios escolhidos pelo povo, que faz com que fiquemos desacreditados de que ainda existem políticos corretos e que prezam pelo bem estar de todos.
Sabemos que em época eleitoral, todos se esforçam a divulgar que estão do lado do povo, fazem várias promessas, providenciam melhorias na cidade, tudo desejando votos e que sejam os escolhidos, mas tudo isto é para de fato representar o povo ou para se darem bem?
Me entristece saber que nascemos e moramos num país rico, mas que tem a sua divulgação ao mundo todo como um país corrupto. 

Mundo - 03/2016 - Elefante mata menina de 7 anos em zoológico no Marrocos

Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/07/elefante-mata-menina-de-7-anos-em-zoologico-no-marrocos.html

29/07/2016 07h12 - Atualizado em 29/07/2016 07h15

Elefante mata menina de 7 anos em zoológico no Marrocos

Animal lançou uma pedra, que atingiu a garota na cabeça. 
Ela estava tirando fotos com os pais quando aconteceu o acidente.

Do G1, em São Paulo
Foto de um dos elefantes do zoológico de Rabat, no Marrocos (Foto: Reprodução G1/ Rabatzoo)Foto de um dos elefantes do zoológico de Rabat, no Marrocos (Foto: Reprodução G1/ Rabatzoo)




























Um elefante do zoológico de Rabat, no Marrocos, matou uma menina de 7 anos após lançar uma pedra com a tromba. A garota foi atingida na cabeça. O caso aconteceu na terça-feira (26), segundo a agência Efe.

A menina não ultrapassou a linha de proteção em torno dos animais. Ela estava com os pais tirando fotografias de três elefantes africanos do complexo quando aconteceu o incidente. Ela foi socorrida, mas morreu logo após chegar ao hospital.

O Zoológico Rabat não usa uma cerca de metal para separar os animais dos visitantes, mas tem uma enorme vala e cerca de madeira segundo a CNN. Em um comunicado divulgado pela administração, o espaço construído em 2012 atende aos padrões de segurança internacionais.

########################################################################
Comentários:

Achei esta reportagem interessante, apesar de ser uma tragédia, por ter uma morte relacionada, mas demonstra que mesmo obedecendo as regras de padrão de segurança internacional, e não sendo ultrapassada a linha de proteção, o risco ainda existe.
Imagino como devem ter ficados os pais desta menina, que provavelmente estavam visitando o zoológico para diversão de sua filha e acontece este acidente.
Já houvi falar de outros acidentes em zoológicos, que causaram em mortes ou sérios problemas.
Vimos na reportagem que segundo comunicado da administração do zoológico, o espaço atende aos padrões de segurança internacional, mas será com este tipo de problema, não cabe uma revisão destas regras?
Lógico que nem a administração, e nem mesmo o animal devem ser responsabilizados, mas temos que sempre procurar analisar todos os fatores de risco.
A pouco tempo, vimos nos noticiários, que uma criança morreu ao ser levada por um jacaré em um hotel da Disney, e que nem mesmo tinha cerca.
Penso que além de procurarmos evitar riscos, temos que também contar com a sorte e proteção dos nossos anjos da guarda, pois quando chega a hora, não há o que se fazer.
Este acidente deve ser uma sinalização de que os orgãos governamentais sejam mais criteriosos em aprovar obras e criação de zoológicos, para dar maior segurança a todos, animais, visitantes e tratadores.

Cultura - 3/2016 - Festa de encerramento dos Jogos Olímpicos 2016

l

Fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/e-sapucai-se-muda-para-maracana-19969429





###################################################################################
Comentários:
Mais uma vez o Rio de Janeiro é cenário de um espetáculo para todo o Mundo. O encerramento da Olimpíada não poderia ter sido melhor, e sendo no Rio de Janeiro, foi finalizado com muito Samba e Carnaval. A carnavalesca Rosa Magalhães conseguiu levar para o Maracanã a alegria contagiante do carnaval brasileiro e fez deste lugar um espetáculo de cores e alegria. 
Nossos atletas conseguiram um número de medalhas superior aos anteriormente obtidos em Olimpíadas. 
Nesta apresentação, foram apresentadas outras formas de manifestação da cultura brasileira, como o baião, frevo, danças regionais e mulheres rendeiras. Foi também apresentado os bonecos de barro, tão tradicionais no nordeste brasileiro reportando o cangaço. 
O mundo todo deve se orgulhar deste evento, que além de ter sido muito bonito, surpreendeu a todos com a criatividade e alegria do povo brasileiro. Pelo que pude ver na televisão, ninguém queria ir embora e todos puderam curtir muito. Todos os atletas, visitantes e cariocas, vão ficar com este momento histórico na memória. 
O Brasil é muito rico em cultura, sendo único em suas manifestações culturais como músicas, ritmos, artesanatos, danças folclóricas e festas.



Ciências - 3/2016 - Pesquisadores descobrem antibiótico que pode impedir a passagem do zika para o feto

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Zika/noticia/2016/07/pesquisadores-descobrem-antibiotico-que-pode-impedir-passagem-do-zika-para-o-feto.html

Pesquisadores descobrem antibiótico que pode impedir a passagem do zika para o feto

A substância já é utilizada no tratamento de animais, mas ainda está sendo testada em humanos

Por Crescer online - atualizada em 19/07/2016 15h12
Zika é mais perigoso no primeiro trimestre de gravidez  (Foto: Thinkstock)
























Cientistas das Universidades da Califórnia, em São Francisco e em Berkeley, identificaram uma droga que pode ser capaz de bloquear a passagem do zika vírus da mãe para o feto. Eles divulgaram seus resultados em um artigo publicado na última segunda-feira (18).
De acordo com o estudo, o zika é capaz de infectar vários tipos de célula da placenta e da bolsa amniótica. No primeiro trimestre, o vírus pode chegar ao feto através de uma rota placentária e a partir do segundo trimestre, surge uma nova rota através da bolsa amniótica.
“Poucos vírus atingem o feto durante a gravidez e causam defeitos congênitos”, afirmou a pesquisadora Lenore Pereira, uma das autoras do estudo, em nota divulgada pela Universidade da Califórnia em São Francisco. “Entender como alguns vírus são capazes disso é uma questão muito importante e pode ser a mais essencial para pensar em maneiras de proteger o feto quando a mãe é infectada”, disse.
Depois de compreenderem os caminhos do vírus, os pesquisadores testaram um antibiótico antigo chamado Duramycin que se mostrou capaz de impedir que o agente infeccioso se replicasse em células que poderiam transmitir a doença. A substância é produzida por bactérias no combate a outras bactérias e é frequentemente utilizada em animais. Atualmente, ela está sendo testada em humanos para o tratamento de fibrose cística.
Experimentos recentes em culturas de células mostraram que o medicamento também é eficiente no bloqueio da dengue e do vírus do oeste do Nilo, ambos flavivírus como o zika, e no de filovírus, como o Ebola. ”Nosso artigo mostra que o Duramycin bloqueou de forma eficiente a infecção de diversos tipos de célula da placenta por amostras do zika vírus recentemente isoladas durante o surto atual da doença na América Latina, em que a infecção por zika durante a gravidez tem sido associada com microcefalia e outros defeitos congênitos”, disse Eva Harris, professora da Universidade da Califórnia em Berkeley, também em nota.
Para os pesquisadores, os resultados indicam que o Duracymin e drogas similares podem ajudar a diminuir ou até acabar com a transmissão do zika de mãe para feto. A infecção foi bloqueada em laboratório usando concentrações relativamente baixas da droga, o que também é um indício positivo.

###############################################################
Se este tipo de antibiótico que está em teste for realmente aprovado, será maravilhoso, pois evitará que as mães fiquem inseguras e transmitam aos seus bebês os sentimentos de insegurança, nervosismo e rejeição.
Muitas mulheres lutam muito para conseguir engravidar e terem seus filhos, e devido a muitos casos já comprovados, acabam por desistir deste sonho.
Infelizmente vemos em vários noticiários o número de crianças que nasceram com microcefalia em que os motivos são atribuídos ao vírus Zika. O que o futuro espera para estas crianças e como serão tratadas? Será que os governos tem a preocupação de como manter estas crianças e dar apoio financeiro e hospitalar? Como as mães poderão trabalhar para sustentar seus filhos se estes problemas causam total dependência e cuidados?
Minha mãe me contou que tem um amigo que mora em Pernambuco, que está muito preocupado com a gravidez de sua esposa, onde ela fica praticamente isolada do mundo, trancada dentro de casa, com o ar ligado, se utilizando de repelentes caros e especiais  e toda coberta. Será a primeira filha do casal e esta insegurança de ser mordida pelo mosquito e ser contaminada, gerou muito medo em toda família. Além de se precaver de todos os modos possíveis, ela procura se controlar as emoções, para que não passe estes sentimentos para sua bebê.
Fico muito triste de ver a quantidade de crianças que nasceram com problemas e rezo para que suas mães tenham força para cuida-las e amá-las.
Todos torcemos que estas pesquisas tenham total sucesso.