quinta-feira, 14 de julho de 2016

Ética e Cidadania - 2/2016 - Os bens públicos pertencem a todos nós

Fonte: http://danipsicopedagogia.blogspot.com.br/2012/02/cartazes-turma-da-monica-etica-e.html e https://www.google.com.br/search?q=etica+e+cidadania&espv=2&biw=1280&bih=899&tbm=isch&imgil=JLA8GsRKV_yKHM%253A%253BBOpo84HVbNeAGM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fpt.slideshare.net%25252Fmaycle40%25252Ftica-e-cidadania-2&source=iu&pf=m&fir=JLA8GsRKV_yKHM%253A%252CBOpo84HVbNeAGM%252C_&usg=__FiP4cx6vrlm8DcSiVOuunSh-h7E%3D&ved=0ahUKEwjYidHBmMTMAhXIKCYKHZjuDdMQyjcIPQ&ei=E-UrV5i0PMjRmAGY3beYDQ#imgrc=XERorwFOPfgJXM%3A





###################################################################################
=> Comentários:
Este projeto dá a oportunidade para as escolas fazerem a divulgação de conceitos de ética e cidadania de forma mais fácil, utilizando os personagens da Turma da Monica, que são conhecidos de todos.
Todos temos que cumprir com nossos deveres e cobrar nossos direitos. Seja de coisas simples da infância e adolescência, como um assunto escolar, a assuntos complexos que, atualmente, muitos adultos ignoram, como supervisionar os gastos da administração pública.
Os bens públicos, são classificados em três categorias: Bens de uso comum do povo ou de Domínio Público, Bens de uso especial ou do Patrimônio Administrativo Indisponível e Bens dominicais ou do Patrimônio Disponível.
  • Os bens de uso comum do povo ou de Domínio Público são os bens que se destinam à utilização geral pela coletividade (como por exemplo, ruas e estradas).
  • Os bens de uso especial ou do Patrimônio Administrativo Indisponível são aqueles bens que destinam-se à execução dos serviços administrativos e serviços públicos em geral (como por exemplo, um prédio onde esteja instalado um hospital público ou uma escola pública).
  • Os bens dominicais ou do Patrimônio Disponível são aqueles que, apesar de constituírem o patrimônio público, não possuem uma destinação pública determinada ou um fim administrativo específico (por exemplo, prédios públicos desativados).
Se não tivermos a consciência que todos os bens públicos são nossos e que somos de mesma forma responsáveis, para que sejam conservados e que seu funcionamento ocorra de forma a atender a população. Não devemos nunca estragar, sujar e desrespeitar, cabendo além destas atitudes cobrar aos administradores e políticos que façam valer suas funções. Infelizmente não é o que se vê atualmente no Brasil, mas temos que cada um fazer nosso papel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário