segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Educação 4 - Dever de Casa

 




APRENDIZAGEM
Lição de casa: um dever para todo dia
A tarefa de casa é uma atividade importante para a formação dos estudantes - e deve ser incentivada por pais e professores

04/05/2013 18:36
Texto Marina Azaredo

Qual a importância da lição de casa? Quanto tempo o aluno deve se dedicar aos estudos fora da sala de aula? É mesmo fundamental haver lição de casa todos os dias? Como os pais devem ajudar nas tarefas? O que fazer quando o estudante tem dificuldade para fazer os exercícios propostos pelos professores? Essas são algumas dúvidas que atormentam tanto os estudantes quanto seus pais no dia a dia da escola. Lição de casa é um assunto sempre controverso, pois escolas diferentes seguem procedimentos distintos. O importante é que tanto alunos quanto pais saibam que a rotina de estudos não acaba na porta da escola, após quatro ou cinco horas diárias de aula. Em casa, o estudo deve continuar, sob a forma da lição de casa - também chamado de dever de casa ou tarefa de casa.
Lição de casa é participação
Confira mais dicas como estas no especial Lição de Casa.



   


                                                  "As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos", explica Luciana Fevorini, coordenadora de ensino fundamental II do Colégio Equipe, em São Paulo. "Analisando os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam mais dificuldades."

"O grande desafio do professor é fazer com que o aluno consiga atribuir significado à lição de casa", diz Eliane Palermo Romano, coordenadora pedagógica da Escola Comunitária de Campinas. "O aluno precisa perceber a função das tarefas para que compreenda sua importância", reitera Cleuza Vilas Boas Bourgogne, diretora pedagógica da Escola Móbile, de São Paulo.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/10-caracteristicas-licao-casa-ideal-699517.shtml

Comentários:
Sabemos que muitas pessoas não gostam de fazer dever de casa, eu conheço uma, EU.
Apesar de eu não gostar, sei que é muito importante fazermos os deveres de casa, para fixarmos as matérias. As vezes também sobram deveres que são de aula para fazer em casa, e assim fica muita coisa para estudar.
Minha tia é professora de matemática em vários colégios e ela não perdoa, dá muito exercício de casa e sempre me fala que é muito importante fazer todos os deveres para que possamos acompanhar as aulas, aprender novas matérias e rever as matérias já aprendidas. Os alunos que sempre fazem todos os deveres, tiram notas melhores.
Sei que temos que procurar fazer todos os deveres e que é muito importante tentar fazer sozinha, para que tenha condições de ver em que exercícios ou matérias estou com mais dificuldade.
Temos que também fazer os deveres em consideração aos professores, pois eles normalmente trabalham em várias escolas e mesmo cansados, eles conseguem sempre um tempo para preparar os deveres e com isto nos ajudar na escola.
Eu fico muito cansada de ter que estudar, fazer deveres, estudar inglês, fazer atividades e brincar, mas eu sempre sou cobrada  pelos meus pais para ter responsabilidade e cumprir com os meus deveres e isto inclui fazer todos os deveres de casa.
Eu estou me esforçando muito para que consiga fazer tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário