sexta-feira, 2 de maio de 2014

Ciências - 2/14 - Seres autótrofos e heterótrofos


Comentários:
Os seres autótrofos tem a capacidade de produzir seu próprio alimento, portanto não dependem dos outros seres vivos para sua alimentação.
É através de uma reação química  que transformam água, sais minerais e gás carbônico em glicose (energia e matéria orgânica) e oxigênio, mediante o processo de fotossíntese, captando energia luminosa do Sol e utilizando-a na fabricação de matéria orgânica.  Fazem parte destes seres as algas, plantas e bactérias. Com este processo de fotossíntese, liberam oxigênio (O2) no ambiente, que é o gás utilizado na respiração dos animais, das plantas e por muitos microorganismos.
Existem, ainda, alguns poucos seres autótrofos que fazem quimiossíntese, como, por exemplo, certas bactérias, e obtêm energia para a vida através de reações químicas inorgânicas, sem a presença de luz. 
Seres Heterótrofos são os seres vivos que para conseguir o seu alimento precisam consumir um outro ser vivo. Por isso, os heterótrofos são consumidores, pois apenas consomem a energia e a matéria orgânica de outro ser vivo. Todos os animais, algumas bactérias, os protozoários e os fungos são heterótrofos.
São tipos de heterótrofos os carnívoros (que se alimentam predominantemente de carne), herbívoros (que se alimentam de plantas), piscívoros (que se alimentam de peixes), granívoros (se alimentam de semenmtes
de plantas ou grãos), onívoros (se alimentam de alimentos de origem animal e vegetal) e etc.
Exemplo:
·         Carnivoros – falcão, tubarão, leões, onças e crocodilo.
·         Herbívoros -  bois, ovelhas, rinocerontes, girafas e cavalos.

·         Piscívoros – peixes, lulas e polvos.
·         Onívoros – ser humano, o urso, morceço e o  lobo-guará.

·         Granívoros – galinhas, araras, papagaios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário