sexta-feira, 2 de maio de 2014

Politica - 2/14 - Deputada se veste de doméstica

Link - http://glo.bo/1hQDXRQ

29/04/2014 16h26 - Atualizado em 29/04/2014 17h28
Deputada se veste de doméstica na Câmara em homenagem à categoria
Benedita da Silva (PT-RJ) elogiou PEC que ampliou direitos trabalhistas.
Tramita projeto para efetivar auxílio-creche e o seguro conta acidente.
Juliana BragaDo G1, em Brasília
71 comentários











Durante sessão solene na Câmara nesta terça-feira (29) a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) vestiu-se de empregada doméstica para homenagear a categoria. A sessão foi realizada atendendo a requerimento apresentado por Benedita da Silva, por ocasião por ocasião do Dia Nacional da Empregada Doméstica.
"A forma de homenageá-las e homenageá-los foi estar aqui com esse uniforme que um dia eu vesti", disse a deputada, que já foi empregada doméstica.
"Não é demagogia estar aqui. É algo da pele, do coração, da veia e da luta. Estar aqui significa que todos nós e todas nós trabalhadoras domésticos podemos dentro do entendimento fazer com que todos os setores, governo, Congresso Nacional, Federação e outras organizações de trabalhadores e trabalhadoras possam estar conosco na nossa batalha", argumentou.
Em seu discurso, na sessão solene, Benedita da Silva lembrou dos debates na Constituinte para garantir os direitos dos empregados domésticos.
"Nosso diálogo foi feito e agora, com a PEC 72, iniciativa do deputado Carlos Bezerra, do PMDB, tivemos outra oportunidade, de rever a Constituição e inserir nela aquilo que não só o sentimento, mas o dever dessa casa de lei, a nossa Câmara dos Deputados e também o Senado", disse a deputada, referindo-se ao projeto que ficou conhecido como PEC da Domésticas.
Aprovada em abril de 2013, a PEC das Domésticas garante a elas direitos já assegurados a outros trabalhadores, como o FGTS. Sua aplicação depende ainda da aprovação de uma regulamentação. Alguns pontos como o auxílio-creche e o seguro contra acidente de trabalho e indenização ainda dependem da aprovação desse texto.

########################################################

Comentários:
Os empregados domésticos tem que ter os mesmos direitos que outros trabalhadores, porque o trabalho deles é tão importante quanto os demais.
Com o projeto de melhoria das condições de trabalho dos domésticos, passou a ser obrigatório o pagamento de hora extra.
Sabemos que muitas pessoas, demitiram suas empregadas para evitar terem que pagar todos os direitos e com isto muita gente ficou desempregada e agora tem que trabalhar como diarista, sem ter direito a hora-extra, 13º salário, FGTS, etc.
Na minha casa temos uma empregada doméstica, que cuida de mim e ajuda meus pais nas tarefas de casa. Eu adoro de paixão ela. O nome dela é Alexandra, mas todo mundo só conhece ela como Leca. Ela já trabalha na minha casa há 5 anos e é muito cuidadosa comigo e com as nossas coisas. Ela também tem uma filha que vai fazer 15 anos este ano e então ela me trata como a filha dela, que eu também adoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário