sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Cultura - 4/2016 - Super Lua

Fonte:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/fotos/2016/11/superlua-e-registrada-pelo-mundo-fotos.html#F2232574
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/maior-superlua-em-quase-70-anos-vai-iluminar-o-ceu-nesta-segunda.ghtml

14/11/2016 08h09- Atualizado em 14/11/2016 13h09

Superlua é registrada pelo mundo; FOTOS

Nesta segunda (14), céu será iluminado pela maior Superlua desde 1948





Maior Superlua em quase 70 anos vai iluminar o céu nesta segunda

Desde 1948, uma Lua Cheia não ficava a uma distância tão próxima da Terra. A Superlua ocorre quando a Lua Cheia coincide com o perigeu.



Nesta segunda-feira (14), o céu será iluminado pela maior Superlua desde 1948. O fenômeno ocorre quando o perigeu da Lua - ponto da órbita mais próximo da Terra - coincide com a Lua Cheia.
A Lua atinge o perigeu às 9h22 (horário de Brasília) e estará cheia às 11h52. Ao anoitecer, a Lua poderá ser vista em tamanho maior no mundo inteiro.
Em alguns países, como Austrália, a Superlua já pôde ser vista. Veja fotos.
Segundo especialistas, uma Superlua costuma ser 14% maior e 30% mais luminosa do que a Lua Cheia em seu apogeu - ponto da órbita mais distante da Terra.
Segundo o astrônomo Cássio Barbosa, colunista do G1, a distância do perigeu desta segunda-feira será de 356.511 km, menor distância entre a Terra e uma Lua Cheia desde 26 de janeiro de 1948.
A próxima ocasião em que a Lua Cheia estará tão próxima será em 25 de novembro de 2034. Mas a Superlua do século, segundo Barbosa, ocorrerá em 2052, quando a distância do perigeu será de 356.424 km.
"Os observadores terão a impressão de que a Lua é gigante", disse à AFP Pascal Descamps, do Observatório de Paris. A melhor maneira de observar o fenômeno é ir para um local aberto e longe da iluminação das grandes cidades.

Foto do topo: Reuters/Amr Abdallah Dalsh
_________________________________________________________________________________________________
Comentários: 

Muitas pessoas esperaram por este momento por muitos anos, uma vez que esta proximidade da Lua com a Terra, que faz com que tenhamos uma visão da Superlua, ocorreu somente em 1948. 
Realmente pelas fotos publicadas a lua se apresentou muito grande, brilhante e linda!!!! Vários namorados, que consideram a lua cheia como referência de climas românticos se aproveitaram da sua luminosidade para jantares com seus amores e provavelmente capricharam na produção.
Infelizmente devido ao clima, muitas localidades não tiveram a oportunidade de ver este fenômeno e terão que agora aguardar maior sorte em 2034, ou seja, daqui a 18 anos. 
Este fenômeno ocorre devido a lua cheia no estar no perigeu (à menor distância da Terra). A distância de 356.574 km, ou seja, 6.530 km mais próxima do planeta que usualmente. 
Alguns estudiosos, como pesquisadores, sismólogos e vulcanólogos, desmentem rumores que circulam na internet de que algumas catástrofes não tem relação com este evento.
Dizem que a esta Superlua não tem nenhuma influência nos seres vivos, mas na minha opinião deve ter. Os animais ficam muito mais agitados e meu pai viu no Hospital psiquiátrico um grande número de bombeiros reunidos, portanto imaginamos que este fenômeno tenha afetado os doentes mentais.
Como moro no Rio e não foi possível ver esta lua, devido a muita chuva, terei que aguardar mais 18 anos. Espero ter mais sorte na próxima ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário