Um avaliador de redação do Enem julga, em média, 74 textos por dia. Isso significa que dedica em torno de seis minutos a cada redação. Considerando que na redação do Enem há cinco critérios e cada um vale 200 pontos, numa divisão cartesiana, o avaliador dedicaria, em tese, um minuto para ler a prova e mais um minuto para pontuar cada critério.
Baixe o aplicativo G1 Enem

Nesse cenário, recomendamos que o candidato leve em conta estas dicas:

Dica 1 - Seguir tanto quanto possível os padrões e as técnicas do estilo dissertativo-argumentativo, porque é provável que os avaliadores valorizem a conformidade com modelos.

Dica 2 – Evitar erros gramaticais graves, que podem descontar pontos preciosos. Quase todas as redações têm algum erro ortográfico ou gramatical, mas certas falhas, numa correção "massiva" como essa, podem pesar mais negativamente do que outras.

Dica 3 - Apresentar algum diferencial no texto, porque a leitura será necessariamente comparativa. As 74 redações lidas num único dia podem acabar ficar parecidas aos olhos do mesmo leitor. Haverá textos ruins, regulares e bons, mas talvez apenas um se destaque. O desafio do candidato é fazer com que esse texto seja o seu.
###################################################################
Comentários:
Estas dicas são muito legais e sinalizam como devemos agir. De fato deve ser muito entediante para os avaliadores lerem tantas redações. 
Na minha opinião sempre temos que contar com a sorte de sermos um dos primeiros a ser avaliado, pois desta forma o cansaço dos avaliadores não prejudicará a avaliação.
Sempre somos alertados pelos professores de que redação é extremamente importante para a avaliação do Enem e que além de um texto, temos que ter precisão na gramática, portanto  nosso estudo deve ser reforçado e tentarmos ao máximo evitar erros, que serão determinantes para a classificação.
Nosso idioma é realmente muito difícil e cheio de "pegadinhas", e muitas vezes achamos chato termos que estudar tantas regras gramaticais, e isto é cobrado deste que aprendemos a ler e escrever, mas neste momento é que vemos que os mais capacitados é que terão maior chance.
A leitura nos dá condições de preparo de textos e comunicação, portanto sabendo respeitar o melhor estilo que nos interessa, temos que procurar fazer da leitura prazerosa uma rotina, não esquecendo que temos que estar antenados aos fatos da atualidade, cabendo portanto a leitura de artigos de jornais e revistas.
Espero ter ainda tempo suficiente antes do meu momento Enem para me aperfeiçoar e aprender técnicas e gramática suficientes.