quinta-feira, 4 de julho de 2013

Mundo - 2 - Manifestações - Povo do Brasil!



http://www.youtube.com/watch?v=kBg07f5e4Hc&feature=youtu.be



Acorda Brasil

Publicado em 28/06/2013
O Brasil se Reuniu, enfim.
Cada um dos inúmeros Brasileiros pacíficos que caminham e conclamam nas multidões, inundam de Esperança as ruas do nosso País, e levam junto com eles todos os outros milhões de Corações Brasileiros.
Descobrimos a nossa força, JUNTOS.
Podemos multiplicá-la ainda mais e cada vez mais.
Pequenos gestos de cada um de nós brasileiros somados, estão transformando a Nação.
Participar das multidões que se espalham nas avenidas por todos os Estados, inúmeras Capitais e Municípios, desligar os canais de TV tendenciosos que nos hipnotizam com as suas notícias sangrentas, flamular a Bandeira do Brasil pelos bairros, na porta de nossas casas e apartamentos, propagar vídeos que revelam o que o nosso Povo Generoso é capaz de fazer... e muito mais... agora é a hora de cada um de nós colocar a sua parte ... Vamos cantar o nosso Hino Nacional Brasileiro ainda mais alto e mais Juntos, através da soma destes incontáveis gestos de Amor com nosso Povo e pelo nosso País, e assim, acrescentarmos mais e mais a esta Grandiosa Força que descobrimos de repente, quando nos tornamos Unidos.

A mudança real já começou, o primeiro político corrupto foi preso no exercício do cargo.

Este vídeo contribui e participa desta inédita e histórica Mudança do Brasil. Se ele bate com seu      "Coração Brasileiro", multiplique-o ao maior número de pessoas. Toda renda da propagação e venda desta música, composta e gravada em 2008, será doada a uma Instituição filantrópica.
Nome: Amparo Maternal Eurípedes Novelino
Rua Vereador João Pacheco , 944
Cristo Redentor -- Patos de Minas
Tel: (34)38222843

##########################################

Comentários:

Nos últimos dias temos convivido com várias manifestações para ter um Brasil melhor. Vários jovens e também alguns idosos foram para as ruas para brigar pelos seus direitos e cobrar de nosso governo condições de vida melhores.
Apesar da grande maioria estar se unindo para o melhor, infelizmente alguns se juntam ao povo e fazem badernas, quebrando as coisas, batendo nas pessoas, jogando bombas, agredindo a todos. Eles  esqueçem que o que é quebrado ou estragado, terá que ser consertado e que isto custa dinheiro e que este dinheiro acaba sendo do povo.
Também sabemos que estes protestos, acabam atrapalhando os trabalhos, fazendo com que as pessoas tenham que deixar de fazer suas atividades e com isto perdemos algumas oportunidades.
Os políticos tem que pensar que o povo precisa de condução, saúde e dinheiro para sobreviver, pois meus pais me falam sempre da dificuldade de conseguir tudo o que necessitamos.
Minha mãe, tem que trabalhar na cidade e os ônibus sempre são cheios e perigosos, as vans nem sempre estão cheias, mas também não quer dizer que é fácil pegar uma, pois querem acabar com as vans que vão para a cidade.
Os hospitais nem sempre tem condições de atender a todos os doentes, e isto é muito grave.
Vamos ver no que vai dar todas estas manifestações e se vão cumprir com as promessas.

Cultura - 2 - Dança

Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.
Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.
O Japão preservou o caráter religioso das danças. Até hoje, elas são feitas nas cerimônias dos tempos primitivos.
Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), e dançava-se em festas e bacanais.
Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.
No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, em que cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.
Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.
O maracatu, o samba e a rumba são prova disso, pois através das danças vindas dos negros, dos índios e dos europeus esses ritmos se originaram.
Hoje em dia as danças voltaram-se muito para o lado da sensualidade, sendo mais divulgadas e aceitas por todo o mundo. Nos países do Oriente Médio a dança do ventre é muito difundida; e no Brasil, o funk e o samba são populares.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

####################################

Comentários:
A dança é uma das formas de apresentar os sentimentos. Podemos ver no texto apresentado, que existe uma grande quantidade de danças e que em muitas vezes são originárias de festas e apresentam a cultura de cada povo.
Quando eu tinha 3 anos, minha mãe me matriculou nas aulas de dança do clube que sou sócia - ACM, e eu participei de 3 espetáculos, onde eu representei no final do ano os seguintes personagens:
Com 3 anos (2005) - garota de praia - minha roupa era um biquine e chapéu rosa, com óculos branco. As minhas amigas Giulia e Julia Barrozo também participaram.
Com 4 anos (2006) - esquilinho - roupa brilhosa com chapéu de cabeça de esquilo e eu pintei meus olhos. Nesta apresentação somente a minha amiga Giulia participou. Tenho saudades dela, porque depois deste final de ano ela foi morar em Vitória.
Com 5 anos (2007) - palhacinho - camisa vermelha, short de bolinhas, peruca de palhaço vermelha e um nariz de palhaço.
Quando fiz aula de dança, também dançei em todas as festas juninas no clube e sempre que tinha festa na minha antiga escola eu também participava.
Além da dança ser muito importante para expressarmos nossos sentimentos, ela também é muito importante para o desenvolvimento de nossas vidas.
Eu tenho algumas fitas de Wii que são de dança, e sempre que posso brinco de dançar de vários ritmos. Tenho a fita do Michel Jackson, Hip-Hop, Just Dance II, III e IV com danças atuais.
Eu tenho um pouco de vergonha de dançar, mas eu adoro inventar novos ritmos e dançar.
Para mim a dança é uma das formas de apresentar a cultura de cada povo.

Saúde e Bem Estar - 2 - "1 em cada 5 adolescentes tem algum tipo de perda auditiva"



http://www.youtube.com/watch?v=o8J6MbsNMyA

########################################################################
Fonte - http://blog.saolucas.edu.br/cuidado-fones-de-ouvido-causam-danos-auditivos-irreversiveis/
Posted by: luisa on mai 3, 2013 | No Comments
Vivemos em um mundo onde todo o ambiente anda mais barulhento. O excesso de ruído pode ser ainda maior e perigoso para as novas gerações, que não vivem sem aparelhos sonoros em casa, no carro ou fones de ouvido (tocadores de MP3 ou iPods).
De acordo com a fonoaudióloga e professora da Faculdade São Lucas, Isabel Cristiane Kuniyoshi o mau uso de fones de ouvido podem ocasionar danos auditivos e também os não auditivos.
“Entre os auditivos, citamos a presença de zumbido, dificuldade para ouvir alguns sons agudos e de fala, além da perda auditiva permanente. Entre os danos não auditivos estão a dificuldade de concentração, distúrbios de sono, problemas gástricos entre outros.”
Segundo a Organização Mundial de Saúde, pelo menos 5% das perdas auditivas no Brasil são ocasionadas pelo mau uso de fones estéreo pessoais. São praticamente 1,5 milhões de pessoas, principalmente jovens.
Os fones de ouvido não fazem mal, mas isso depende da forma de como usamos. O excesso de som gerado por eles é que faz mal, seja no volume sonoro ou no tempo de exposição. Portanto, quanto menos tempo e na menor intensidade possível, menos danos serão ocasionados.  A Fonoaudióloga Isabel, alerta que um som de 85dBA pode ser escutado por até 8 horas diárias pela maior parte das pessoas sem causar danos, mas se o som elevar-se para 115dBA este tempo diminui para 7 minutos no máximo. “Há aparelhos que chegam facilmente a 120dBA, o que é um absurdo, equivale a uma turbina de avião.” Conclui.
Esses sons elevados prejudicam todo aparelho auditivo. Sons acima de 85 dBA prejudicam a audição, levando a perda gradual da percepção de frequências agudas, e posteriormente das graves, sendo a perda irreversível.
A fonoaudióloga destaca algumas dicas para quem não consegue escutar música baixa no fone de ouvido. Segundo Isabel Kuniyoshi tudo depende de uma questão de hábito. “Tente diminuir o som um pouquinho a cada dia até chegar num volume adequado. Além disso, procure intercalar o uso com momentos de silêncio. Evite dormir usando fones, os nossos ouvidos também precisam de descanso.”
A surdez causada pela exposição ao barulho é uma das poucas que podemos evitar, pois a lesão auditiva não acontece da noite para o dia: é cumulativa. Uma hora usando fones de ouvido acima de 100 decibéis hoje, somada a outras, pode, com o tempo, dificultar a compreensão durante a conversa. A gravidade do dano depende da combinação entre tempo de exposição, intensidade (altura) e a suscetibilidade de cada pessoa.
Não é errado utilizar fones de ouvido, mas é importante adequar o volume. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% da população mundial tem algum tipo de perda auditiva, sendo que a perda auditiva relacionada à exposição a música amplificada.
Algumas orientações importantes são:
1. Deixar o volume do aparelho na metade, o que equivale a 60 dB;
2. Ter cuidado para que o som não seja ouvido pelas pessoas ao seu redor, o que significa que está acima de 85dB;
3. Evitar ficar muitas horas escutando aparelhos eletrônicos;
4. Evitar o uso em ambientes ruidosos, isso faz com que você aumente o volume sem perceber para competir com o ruído ambiente;
5. Dar preferência para fones de concha aos intra-auriculares;
6. Evitar a utilização do fone em apenas uma orelha, que nos obriga a aumentar o som.
Fique atento!!!!

#####################################################

Comentários:

Quando meu pai me falava para abaixar o som, eu muitas vezes ficava irritada, mas quando vi esta reportagem, vi que o som alto somente vem a prejudicar a nossa saúde.
Ele também quando era adolescente não pensava no futuro e hoje ele é bem surdinho.
Normalmente hoje todo mundo utiliza os fones de ouvido, e como queremos apenas escutar o som dos equipamentos, sempre colocamos o volume no máximo.
Vejo sempre que vários colegas de escola usam todo dia fones de ouvido, então penso que está aumentando o número de adolescentes com problemas de audição.
Temos que manerar no som e não escutar nada muito alto.
Eu não quero ficar surda no futuro.
O governo deveria fazer campanhas educativas para evitar que as pessoas tenham problemas de saúde por este motivo.

E você? Já parou para pensar nisto????

Te contei - 2 - Hotel 3 Pinheiros

Fonte:hotel 3 pinheiros itatiaia

Hotel Fazenda 3 Pinheiros
Situado em Engenheiro Passos, na Região das Agulhas Negras, o Hotel Fazenda 3 Pinheiros é um lugar perfeito para quem procura lazer, descanso, conforto, gastronomia, aventura e entretenimento com o charme incomparável de um casarão que tem cerca de 250 anos. O hotel oferece 64 apartamentos de luxo. Os encantos são muitos: quadra de tênis, basquete, lago para pesca, pedalinho, arvorismo, tirolesas, rappel, academia de ginástica e canoagem.
Construído em 1766, o casarão que ainda hoje abriga o “coração” do Hotel, foi leiloado em 15 de maio de 1869 - ainda “Fazenda Três Pinheiros”, situada na “Freguesia de São José do Campo Bello” no município de Resende (RJ), pela quantia de nove contos de réis. Desde então, muito tempo se passou. Mas a trajetória sólida e encantadora deste “paraíso real” teve inicio em 1941, quando Augusto de Carvalho e sua esposa Adriana compraram aquela casa colonial e fizeram dela um Hotel Fazenda.
Para comemorar seu aniversario, o hotel Fazenda 3 Pinheiros quer resgatar pedaços do seu passado com a ajuda dos que por lá passaram.  A ideia é montar um acervo com fotos antigas que fará parte da decoração do Hotel. Aquele que levar ao Hotel em baixa temporada uma foto tirada há 30 anos recebe um desconto de 30% em suas diárias, 50 anos 50% e 40 anos 40%.
Serviço
Hotel Fazenda 3 Pinheiros
Local: Rodovia Rio-Caxambu, Km 23 Engenheiro Passos RJ
Telefone: (24) 2108-1000



#######################################################################
Comentário:

Eu adorei visitar novamente o Hotel Fazenda 3 Pinheiros, onde me diverti muito no galpão, que é o lugar onde tem os brinquedos e jogos de totó e ping-pong.
Também me diverti na piscina e no arborismo, mas eu tive um problema quando estava fazendo o caminho do arborismo que tem uma espécie de teia. Eu não aguentei na parte da teia, porque tem que ter muita força e coragem, e eu acabei caindo e ficando presa no equipamento de segurança. Os tios responsáveis pela recreação do hotel me ajudaram, porque comecei a chorar e minha perna tremia de medo e foi aí que eu cai. Os tios Fábio e Cazú então me ajudaram e desci de rapel. Tudo foi filmado, porque meu pai havia me emprestado a GoPro.
Desta vez, eu convidei minha amiga Isadora, a irmã Júlia e os pais dela para irem comigo e meus pais. Meus primos e meus tios também foram, e então pudemos nos divertir muito.
O tio Edson também foi com a tia Nádia e ele fez muitas mágicas para nós.
No sábado a noite teve festa junina e eu brinquei bastante e também dançei a quadrilha com a minha prima.
Os recreadores: Tio Fabio e o Tio Cazú eram muito legais. Nós nos divertimos muito com eles: pescamos, cavalgamos, brincamos no galpão, fomos no arborismo.
Este hotel é muito bom e além de ter comidas deliciosas ele tem a festa junina maravilhosa, onde tem até quadrilha e forró.
Após o almoço de domingo, voltamos para casa e demos uma carona para os tios da recreação.
Ficamos felizes de ter conseguido chegar a tempo para assistir o jogo do Brasil x Espanha, com um placar de 3 x 0 para o Brasil.


Educação - 2 - Livros ou tablets ???


Tablets e netbooks na educação  - http://www.eca.usp.br/moran/tablets.pdf
José Manuel Moran
Diretor de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp
moran10.blogspot.com.          

  uma  pressão  enorme  para  incluir  as  tecnologias  móveis  na  educação.  Alguns  colégios  e instituições  superiores  entregam  tablets  ou  netbooks  para  os  alunos  como  parte  do  material escolar. Há uma tendência à substituição dos livros de texto por conteúdos digitais dentro de tecnologias móveis. Uma justificativa é diminuir de peso as mochilas dos alunos; outra, baratear o  acesso  ao  conteúdo  não  impresso  (além  de  ser  ecologicamente  mais  correto);  também  é visto como  importante  oferecer  recursos  de  pesquisa,  de  leitura e  de  comunicação  próximos dos alunos, dos ambientes digitais que frequentam, para motivá-los mais a aprender.     
Este é um campo minado de discussões, decisões, interesses. Qualquer análise ainda é parcial,
provisória, precária. Mesmo assim, esta é a percepção que tenho no momento.
As  tecnologias  móveis trazem  enormes desafios,  porque  descentralizam  os  processos  de
gestão do conhecimento: podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e de muitas
formas  diferentes.  Podemos  aprender  sozinhos  e  em  grupo,  estando  juntos  fisicamente  ou conectados. Na medida que entram na sala de aula o seu uso não pode ser só complementar.
Podemos repensar a forma de ensinar e de aprender, colocando o professor como mediador,
como organizador de processos mais abertos e colaborativos. 
No  Brasil,  os smartphones e  os  tablets  ainda  estão  numa  fase  de experimentação  dentro  das escolas.  Trazem  desafios  complexos.    São  cada  vez  mais  fáceis  de  usar,  permitem  a
colaboração  entre  pessoas  próximas  e  distantes,  ampliam  a  noção  de  espaço  escolar,                  
integrando  os  alunos  e  professores  de  países,  línguas  e  culturas  diferentes.  E  todos,  além  da       aprendizagem  formal,  têm  a  oportunidade  de  se  engajar,  aprender  e  desenvolver  relações duradouras para suas vidas. Ensinar e aprender podem ser feitos de forma muito mais flexível, ativa e focada no ritmo de cada um. 
A  tela  sensível  ao  toque  permite  uma  navegação  muito  mais  intuitiva  e  fácil  do  que  com  o mouse.  Crianças  pequenas  encontram  os  jogos  e  aplicativos  muito  mais  rapidamente.  Com  o barateamento  progressivo  a  partir  de  agora,  estarão  muito  mais  presentes  dentro  e  fora  da sala  de  aula.  Permitem  experimentar  muitas  formas  de  pesquisa  e  desenvolvimento  de projetos, jogos, atividades dentro e fora da sala de aula, individual e grupalmente. O professor não  precisa  focar  sua  energia  em  transmitir  informações,  mas  em  disponibilizá-las,  gerenciar atividades  significativas  desenvolvidas  pelos  alunos,  saber  mediar  cada  etapa  das  atividades didáticas. Poderemos ensinar e aprender a qualquer hora, em qualquer lugar e da forma mais conveniente  para  cada  situação.  Os  próximos  passos  na  educação  estarão  cada  vez  mais interligados  à  mobilidade,  flexibilidade  e  facilidade de  uso  que  os  tablets  e  ipods oferecem  a  um custo mais reduzido e com soluções mais interessantes, motivadoras e encantadoras. Não
podemos esquecer que há usos dispersivos. É cada vez mais difícil concentrar-se em um único
assunto  ou  texto,  pela  quantidade  de  solicitações  que  encontramos  nas  tecnologias  móveis.
Tudo está na tela, para ajudar e para complicar, ao mesmo tempo. 
As  tecnologias  móveis  desafiam  as  instituições  a  sair  do  ensino  tradicional  em  que  os
professores  são  o  centro,  para  uma  aprendizagem  mais  participativa  e  integrada,  com
momentos  presenciais  e  outros  a  distância,  mantendo  vínculos  pessoais  e  afetivos,  estando juntos virtualmente. 
As inovações mais promissoras encontram-se em escolas que têm tecnologias móveis na sala
de  aula,  utilizadas  por  professores  e  alunos.  Os  programas  de  um  computador  ou  tablet  por aluno,  ainda  em  fase  experimental  em  centenas  de  escolas  municipais,  estaduais  e
particulares,  sinalizam  mudanças  muito  importantes  na  forma  de  ensinar  e  de  aprender.  As  aulas  são  mais  focadas  em  projetos  colaborativos,  os  alunos  aprendem  juntos,  realizam atividades diversificadas em ritmos e tempos diferentes. O professor muda sua postura. Ele sai do centro, da lousa para circular orientando os alunos individualmente e em pequenos grupos.
As  aulas  de  50  minutos  não  fazem  sentido,  porque  dificultam  a  sequência  de  tempos  para atividades de pesquisa, análise, apresentação, contextualização e síntese.

Tablets ou netbooks?
No  momento  atual  é  difícil  escolher  uma  das  duas  ferramentas  sem  perder  algo.  Os  tablets atraem  mais,  são  mais  intuitivos,  fáceis  de  manusear,  de  ler.  Aos  poucos  chegarão  com comandos  de  voz,  sem  precisar  tocar  na  tela  para  acontecer  o  que  desejamos  conseguir.    Os netbooks  aos  poucos  são  mais  rápidos,  leves  e  com  mais  recursos.  A  tendência  é a  dos ultrabooks.  Os  tablets  não  privilegiam  o  ato  de  escrever,  fundamental  para  aprender.    Têm teclado,  mas  ainda  não  está  totalmente  integrado,  de  forma  fácil  para  quem  escreve  muito.
Percebo que é uma questão de pouco tempo para termos no mercado tablets que incorporem
os  melhores recursos dos  notebooks  mais  poderosos.  Na  minha  opinião  não  deveríamos,
atualmente,  optar  por  uma  ou  outra  ferramenta  exclusivamente,  mas  ter  ambas  disponíveis para os alunos, permitindo a escolha pessoal, de acordo com o perfil de cada um e de como vai utilizá-los  mais.  Os  tablets  e  smartphones  são  mais  avançados,  inovadores  e  chamativos.  Os notebooks  procuram  incorporar  alguns  dos  avanços  de  ambos.  É  uma  decisão  ainda  em aberto, aguardando a evolução integradora das tecnologias móveis.


Conclusão
Todas  as  tecnologias  nos  ajudam  e  ao  mesmo  tempo  nos  complicam.  Depende  de  como  as integramos no que pretendemos. Elas podem nos ajudar a aprender e a evoluir, mas também favorecem a dispersão nas múltiplas telas, aparelhos, aplicativos, redes. Ajudam a comunicar-nos melhor, mas também a desfocar-nos, distrair-nos, tornar-nos dependentes. A educação é um  processo  rico  e  complexo  de  ajudar  a  aprender,  a  evoluir,  a  ser  pessoas  livres.  As tecnologias  fazem  parte  do  nosso  mundo,  nos  ajudam,  mas  ainda  precisamos  experimentar muito  para  encontrar  caminhos  de  integração    que  nos  permitam  avanços  significativos  na escola e na vida


####################################################
Comentários:
Hoje em dia, nós crianças gostamos mais dos tablets, pois podemos brincar, nos divertir e muitas outras coisas. Com a tecnologia incluida em nossos estudos podemos aprender e pesquisar tudo o que desejamos e com isto ficamos cada vez mais espertos e atualizados com todas as novidades.
E os livros??? Algumas pessoas ainda preferem ler os livros impressos, pois se habituaram à ler desta forma.
A tendência é que cada vez mais tudo seja feito de maneira a evitar desperdícios e desmatamentos para fabricação de papel.
Atualmente são poucas as pessoas que vão para bibliotecas para fazer pesquisas, pois tudo ou quase tudo conseguimos buscar na Internet.
Apesar de muitas escolas estarem usando os tablets, I-pads e computadores, nós não podemos deixar de estudar e de exercitar, porque na hora da prova temos que saber responder as questões e se não estudamos, nos damos mal.
Eu gosto muito de usar o I-Pad ou computador, mas ainda preciso melhorar as notas e tenho estudado nos livros nos últimos dias.
Quero que a minha escola sempre esteja ligada nas novidades tecnológicas, pois isto irá me ajudar a me destacar no futuro.

Ética e cidadania - 2 - Filme Direitos e Deveres




##############################################################

Direitos e deveres dos cidadãos

Introdução

Todos os brasileiros, independente da condição social, cor, etnia ou religião, possuem direitos e deveres. Portanto, os cidadãos, para exercer sua cidadania plena, precisam conhecer, ter consciência da importância e colocar em prática seus direitos (exigindo-os e usufruindo-os) e deveres (exercendo-os). Em resumo, o cidadão exerce a cidadania quando cumpre seus deveres com o Estado e a sociedade e usufrui de seus direitos.
Direitos e deveres na legislação brasileira
Os direitos e deveres do cidadão estão previstos na Constituição do Brasil, principalmente no Título II, Capítulo I (Dos direitos e deveres individuais e coletivos). 
Principais direitos e deveres do cidadão brasileiro:
DEVERES
- Respeitar e cumprir a legislação (leis) do país;
- Escolher, através do voto, os governantes do país (presidente da República, deputadores federais e estaduais; senadores, prefeitos, governadores de estados e vereadores);
- Respeitar os direitos dos outros cidadãos, sejam eles brasileiros ou estrangeiros;
- Tratar com respeito e solidariedade todos os cidadãos, principalmente os idosos, as crianças e as pessoas com deficiências físicas;
- Proteger e educar, da melhor forma possível, os filhos e outras pessoas que dependem de nós;
- Colaborar para a preservação do patrimônio histórico-cultural do Brasil;
- Ter atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
DIREITOS

- Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade;
- Direito à educação, saúde, moradia, trabalho e lazer;
- Proteção à maternidade e à infância;
- Liberdade de manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato;
- Seguir a crença religiosa que desejar;
- Exercer a profissão que quiser, respeitando as exigências relacionadas às qualificações profissionais;
- Não ser tratado de forma desumana ou degradante. Não ser submetido a atos de tortura física, psicológica ou de qualquer outra natureza.

##########################################################################

Comentários:

Eu gostei muito deste vídeo, pois ele mostra a realidade e infelizmente as pessoas estão esquecendo de que temos que respeitar os direitos dos outros, e para que isto aconteça temos que cumprir com os nossos deveres de cidadãos.
A fome, a miséria, a falta de moradia, o abandono dos idosos e crianças, o desemprego, as crueldades, violências e sofrimentos, devem ser combatidos para que tenhamos um mundo melhor.
As crianças de hoje, tem que estudar e valorizar o que tem e lembrar que existem muitas pessoas que nem mesmo tem o que comer, onde morar, trabalho, saúde e dinheiro.
Algumas pessoas tem o que comer, tem trabalho, dinheiro, mas não são pessoas boas que lembrem da dificuldade dos outros.
Temos que ter amor em nossos corações e cuidar do próximo.
Muitas pessoas são más, mas também existem muitas pessoas boas que desejam que cada vez mais nosso mundo seja de paz e amor.
Meus pais sempre conversam comigo, e me mostram as dificuldades da vida e que sempre temos que buscar o caminho certo, porque se não seguirmos o caminho certo no futuro não teremos sucesso na vida.
Espero que cada vez mais nosso mundo seja mais solidário.

Significado de Solidário – dicionário online de português

 adj. Que está numa relação de auxílio mútuo: estão solidários uns com os outros.

Recíproco, interdependente: partes solidárias.
Que liga muitas pessoas, sendo cada uma responsável pela totalidade da obrigação: caução solidária.
Que é responsável, em termos de uma obrigação, pelos atos de outro: o marido fica solidário com as dívidas da esposa.
Ser, estar solidário, partilhar dos mesmos interesses, opiniões, sentimentos etc.; concordar, dar apoio: os estudantes estavam solidários com os grevistas.




Ciências - 2 - Programa Pequenos Cientistas



Enviado em 06/04/2009
Você sabe o que são fósseis? A resposta para essa pergunta está no programa Pequenos Cientistas, da TV Rá Tim Bum. Nele, os dinossauros Diná e Rex, mascotes da revista Ciência Hoje das Crianças, explicam o que são fósseis e, de quebra, revelam o que faz um geólogo. Saiba mais em chc.org.br
#############################################

Os fósseis são registros arqueológicos deixados no solo ou no subsolo, são restos de animais e plantas que se conservaram de maneira natural ao longo de milhões ou até bilhões de anos.

São conservados em sedimentos minerais, principalmente a sílica; o processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física. Um fóssil pode ser definido como a substituição da matéria orgânica de um animal ou vegetal por minerais. Por meio desse elemento arqueológico, o paleontólogo (profissional que estuda os fósseis) realiza descobertas de fatos que aconteceram há milhões anos.

O elemento arqueológico em questão revela, além de restos de animais e plantas, pegadas e restos de comida. Esses registros podem ter diferentes tamanhos, variando, desde dinossauros e ancestrais humanos, até seres microscópicos, como os protozoários.

Para a realização de estudos pré-históricos é preciso analisar os fósseis, eles são fontes imprescindíveis para desvendar acontecimentos que ocorreram em tempos distantes.
Para a datação dos fósseis, o método mais usado e eficaz é o de radioatividade. Com o auxílio de aparelhos sofisticados, os cientistas avaliam ou medem a quantidade de carbono 14, urânio e chumbo presente nesses fósseis. A partir desses dados é possível saber há quantos milhões ou bilhões de anos se formou um mineral, por exemplo, além de identificar a idade de um fóssil animal ou vegetal.

Basicamente, existem dois tipos de fósseis, os somatofósseis (fósseis de dentes, carapaças, folhas, conchas, troncos e etc.) e os icnofósseis (fósseis de pegadas, de mordidas, de ovos ou de cascas do mesmo, excrementos, etc.).
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

#########################################################

Comentários:

Este vídeo apresenta as informações sobre fósseis.
Aprendemos que os fósseis são muito importantes para estudarmos o passado  e a composição das rochas. Ele também explica quais as profissões que estudam os fósseis, sendo cada uma responsável por um tipo de estudo e trabalho, como o geólogo que trata do planeta terra (pesquisa de petróleo, meio ambiente, a terra, etc.), o paleontólogo (que estuda os fósseis  e faz escavações) e o arqueólogo (que busca evidências de vida anterior).
Um animal, um vegetal ou até mesmo fezes de animais, podem nos fazer entender muitas coisas.
No Museu Nacional que fica na Quinta da Boa Vista, podemos ver vários tipos de fósseis e esqueletos encontrados, que após serem estudados são evidências de outros seres que por muitas vezes viveram a milhares de anos e que devido a várias condições de vida foram extintos.
Eu gostei bastante deste vídeo, porque ele é divertido e educativo. Espero que a minha escolha possa fazer com que você também possa aprender mais.










Política - 2 - Tv Piá: Crianças Entendem de Política - SP / MG



Tv Piá: Crianças Entendem de Política - SP / MG

Enviado em 07/12/2010
O "Fala Piá" reúne diversas crianças do Colégio Magno de São Paulo e meninos do Colégio Criatividade em Minas Gerais que falam o que pensam sobre política.

Matéria exibida no programa 8 da primeira temporada.

#####################################################
Fonte: http://www.camarapoa.rs.gov.br/portaldagurizada/pages/cidadania/acrianca.html

A criança e a política:

A criança não vota; o adolescente pode votar aos 16 anos. Mas existem outras formas de participar e fazer política. Para isso, comece a acompanhar o noticiário para saber o que se passa no mundo. Informar os pais (que votam) já é um bom começo. Traga a política para o lar: nos pequenos conflitos familiares, aprenda a negociar, a ceder, a respeitar e a se fazer respeitar, pois essas atitudes são fundamentais no exercício da política. Estando nos espaços públicos, respeite as normas e faça valer seus direitos; isto é política.
São chamadas de concidadãos as pessoas que não pertencem ao círculo familiar e com as quais a criança se relaciona. Cidadania exige que a criança se livre de preconceitos. Jamais se deve julgar de antemão as pessoas, diz o bom preceito de relação política. Não é porque são idosas ou portadoras de deficiência que as pessoas deverão ser excluídas de suas relações. É preciso  lembrar: a convivência com a diversidade é a base da democracia.
O bairro em que se vive deve ser preservado. Preservá-lo é um ato político. Não se admite que crianças e jovens se envolvam em atos de vandalismo, afinal equipamentos públicos são uma extensão da casa.
Entre os equipamentos coletivos de um bairro, o que merece cuidado da criança é a escola. Lugar de aprendizado das mais diferentes disciplinas, a escola é um espaço de aprendizado político. Nela se aprende a convivência, a tolerância e a prática da cidadania. Nela, por exemplo, pode-se participar do Grêmio Estudantil. Este é um direito dos estudantes.

#####################################################
Comentários:

Eu também acho que as crianças também devem ter direito de votar, mas que a idade seja a partir de 10 anos, porque com esta idade a gente já sabe ler e escrever e já temos responsabilidade pelas coisas que fazemos.
Como as escolas incluem nas aulas informações de jornais e revistas, ficamos sabendo das coisas boas e ruins que os políticos fazem. Também podemos ver todo dia nos noticiários as reportagens de problemas e corrupções que ocorrem sempre.
Para votar, nós temos que antes ver o que cada político apresenta de idéia para melhorar do o nosso Estado e Município. Temos que ter cuidado com muitas promessas que na realidade são mentiras.
Pena que somente os adultos podem votar, mas para votar todos tem que saber se os candidatos são honestos, se tem boas intenções, se não são corruptos e se pensam em melhorar as condições de vida de nossa cidade.
Muitas pessoas acham que somente os políticos são responsáveis por uma cidade limpa, com hospitais, escolas, esgotos, praças públicas, etc,  mas também é nosso dever manter e colaborar com a nossa cidade.
O nosso país é um dos poucos em que uma mulher é uma presidenta.
Eu quero no futuro ser uma boa eleitora e escolher os melhores candidatos para que o Brasil seja um país maravilhoso.