Tablets e netbooks na educação - http://www.eca.usp.br/moran/tablets.pdf
José Manuel Moran
Diretor de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp
moran10.blogspot.com.
Há uma pressão enorme para incluir as tecnologias móveis na educação. Alguns colégios e instituições superiores entregam tablets ou netbooks para os alunos como parte do material escolar. Há uma tendência à substituição dos livros de texto por conteúdos digitais dentro de tecnologias móveis. Uma justificativa é diminuir de peso as mochilas dos alunos; outra, baratear o acesso ao conteúdo não impresso (além de ser ecologicamente mais correto); também é visto como importante oferecer recursos de pesquisa, de leitura e de comunicação próximos dos alunos, dos ambientes digitais que frequentam, para motivá-los mais a aprender.
Este é um campo minado de discussões, decisões, interesses. Qualquer análise ainda é parcial,
provisória, precária. Mesmo assim, esta é a percepção que tenho no momento.
As tecnologias móveis trazem enormes desafios, porque descentralizam os processos de
gestão do conhecimento: podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e de muitas
formas diferentes. Podemos aprender sozinhos e em grupo, estando juntos fisicamente ou conectados. Na medida que entram na sala de aula o seu uso não pode ser só complementar.
Podemos repensar a forma de ensinar e de aprender, colocando o professor como mediador,
como organizador de processos mais abertos e colaborativos.
No Brasil, os smartphones e os tablets ainda estão numa fase de experimentação dentro das escolas. Trazem desafios complexos. São cada vez mais fáceis de usar, permitem a
colaboração entre pessoas próximas e distantes, ampliam a noção de espaço escolar,
integrando os alunos e professores de países, línguas e culturas diferentes. E todos, além da aprendizagem formal, têm a oportunidade de se engajar, aprender e desenvolver relações duradouras para suas vidas. Ensinar e aprender podem ser feitos de forma muito mais flexível, ativa e focada no ritmo de cada um.
A tela sensível ao toque permite uma navegação muito mais intuitiva e fácil do que com o mouse. Crianças pequenas encontram os jogos e aplicativos muito mais rapidamente. Com o barateamento progressivo a partir de agora, estarão muito mais presentes dentro e fora da sala de aula. Permitem experimentar muitas formas de pesquisa e desenvolvimento de projetos, jogos, atividades dentro e fora da sala de aula, individual e grupalmente. O professor não precisa focar sua energia em transmitir informações, mas em disponibilizá-las, gerenciar atividades significativas desenvolvidas pelos alunos, saber mediar cada etapa das atividades didáticas. Poderemos ensinar e aprender a qualquer hora, em qualquer lugar e da forma mais conveniente para cada situação. Os próximos passos na educação estarão cada vez mais interligados à mobilidade, flexibilidade e facilidade de uso que os tablets e ipods oferecem a um custo mais reduzido e com soluções mais interessantes, motivadoras e encantadoras. Não
podemos esquecer que há usos dispersivos. É cada vez mais difícil concentrar-se em um único
assunto ou texto, pela quantidade de solicitações que encontramos nas tecnologias móveis.
Tudo está na tela, para ajudar e para complicar, ao mesmo tempo.
As tecnologias móveis desafiam as instituições a sair do ensino tradicional em que os
professores são o centro, para uma aprendizagem mais participativa e integrada, com
momentos presenciais e outros a distância, mantendo vínculos pessoais e afetivos, estando juntos virtualmente.
As inovações mais promissoras encontram-se em escolas que têm tecnologias móveis na sala
de aula, utilizadas por professores e alunos. Os programas de um computador ou tablet por aluno, ainda em fase experimental em centenas de escolas municipais, estaduais e
particulares, sinalizam mudanças muito importantes na forma de ensinar e de aprender. As aulas são mais focadas em projetos colaborativos, os alunos aprendem juntos, realizam atividades diversificadas em ritmos e tempos diferentes. O professor muda sua postura. Ele sai do centro, da lousa para circular orientando os alunos individualmente e em pequenos grupos.
As aulas de 50 minutos não fazem sentido, porque dificultam a sequência de tempos para atividades de pesquisa, análise, apresentação, contextualização e síntese.
Tablets ou netbooks?
No momento atual é difícil escolher uma das duas ferramentas sem perder algo. Os tablets atraem mais, são mais intuitivos, fáceis de manusear, de ler. Aos poucos chegarão com comandos de voz, sem precisar tocar na tela para acontecer o que desejamos conseguir. Os netbooks aos poucos são mais rápidos, leves e com mais recursos. A tendência é a dos ultrabooks. Os tablets não privilegiam o ato de escrever, fundamental para aprender. Têm teclado, mas ainda não está totalmente integrado, de forma fácil para quem escreve muito.
Percebo que é uma questão de pouco tempo para termos no mercado tablets que incorporem
os melhores recursos dos notebooks mais poderosos. Na minha opinião não deveríamos,
atualmente, optar por uma ou outra ferramenta exclusivamente, mas ter ambas disponíveis para os alunos, permitindo a escolha pessoal, de acordo com o perfil de cada um e de como vai utilizá-los mais. Os tablets e smartphones são mais avançados, inovadores e chamativos. Os notebooks procuram incorporar alguns dos avanços de ambos. É uma decisão ainda em aberto, aguardando a evolução integradora das tecnologias móveis.
Conclusão
Todas as tecnologias nos ajudam e ao mesmo tempo nos complicam. Depende de como as integramos no que pretendemos. Elas podem nos ajudar a aprender e a evoluir, mas também favorecem a dispersão nas múltiplas telas, aparelhos, aplicativos, redes. Ajudam a comunicar-nos melhor, mas também a desfocar-nos, distrair-nos, tornar-nos dependentes. A educação é um processo rico e complexo de ajudar a aprender, a evoluir, a ser pessoas livres. As tecnologias fazem parte do nosso mundo, nos ajudam, mas ainda precisamos experimentar muito para encontrar caminhos de integração que nos permitam avanços significativos na escola e na vida
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Comentários:
Hoje em dia, nós crianças gostamos mais dos tablets, pois podemos brincar, nos divertir e muitas outras coisas. Com a tecnologia incluida em nossos estudos podemos aprender e pesquisar tudo o que desejamos e com isto ficamos cada vez mais espertos e atualizados com todas as novidades.
E os livros??? Algumas pessoas ainda preferem ler os livros impressos, pois se habituaram à ler desta forma.
A tendência é que cada vez mais tudo seja feito de maneira a evitar desperdícios e desmatamentos para fabricação de papel.
Atualmente são poucas as pessoas que vão para bibliotecas para fazer pesquisas, pois tudo ou quase tudo conseguimos buscar na Internet.
Apesar de muitas escolas estarem usando os tablets, I-pads e computadores, nós não podemos deixar de estudar e de exercitar, porque na hora da prova temos que saber responder as questões e se não estudamos, nos damos mal.
Eu gosto muito de usar o I-Pad ou computador, mas ainda preciso melhorar as notas e tenho estudado nos livros nos últimos dias.
Quero que a minha escola sempre esteja ligada nas novidades tecnológicas, pois isto irá me ajudar a me destacar no futuro.
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