quinta-feira, 4 de julho de 2013

Educação - 2 - Livros ou tablets ???


Tablets e netbooks na educação  - http://www.eca.usp.br/moran/tablets.pdf
José Manuel Moran
Diretor de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp
moran10.blogspot.com.          

  uma  pressão  enorme  para  incluir  as  tecnologias  móveis  na  educação.  Alguns  colégios  e instituições  superiores  entregam  tablets  ou  netbooks  para  os  alunos  como  parte  do  material escolar. Há uma tendência à substituição dos livros de texto por conteúdos digitais dentro de tecnologias móveis. Uma justificativa é diminuir de peso as mochilas dos alunos; outra, baratear o  acesso  ao  conteúdo  não  impresso  (além  de  ser  ecologicamente  mais  correto);  também  é visto como  importante  oferecer  recursos  de  pesquisa,  de  leitura e  de  comunicação  próximos dos alunos, dos ambientes digitais que frequentam, para motivá-los mais a aprender.     
Este é um campo minado de discussões, decisões, interesses. Qualquer análise ainda é parcial,
provisória, precária. Mesmo assim, esta é a percepção que tenho no momento.
As  tecnologias  móveis trazem  enormes desafios,  porque  descentralizam  os  processos  de
gestão do conhecimento: podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e de muitas
formas  diferentes.  Podemos  aprender  sozinhos  e  em  grupo,  estando  juntos  fisicamente  ou conectados. Na medida que entram na sala de aula o seu uso não pode ser só complementar.
Podemos repensar a forma de ensinar e de aprender, colocando o professor como mediador,
como organizador de processos mais abertos e colaborativos. 
No  Brasil,  os smartphones e  os  tablets  ainda  estão  numa  fase  de experimentação  dentro  das escolas.  Trazem  desafios  complexos.    São  cada  vez  mais  fáceis  de  usar,  permitem  a
colaboração  entre  pessoas  próximas  e  distantes,  ampliam  a  noção  de  espaço  escolar,                  
integrando  os  alunos  e  professores  de  países,  línguas  e  culturas  diferentes.  E  todos,  além  da       aprendizagem  formal,  têm  a  oportunidade  de  se  engajar,  aprender  e  desenvolver  relações duradouras para suas vidas. Ensinar e aprender podem ser feitos de forma muito mais flexível, ativa e focada no ritmo de cada um. 
A  tela  sensível  ao  toque  permite  uma  navegação  muito  mais  intuitiva  e  fácil  do  que  com  o mouse.  Crianças  pequenas  encontram  os  jogos  e  aplicativos  muito  mais  rapidamente.  Com  o barateamento  progressivo  a  partir  de  agora,  estarão  muito  mais  presentes  dentro  e  fora  da sala  de  aula.  Permitem  experimentar  muitas  formas  de  pesquisa  e  desenvolvimento  de projetos, jogos, atividades dentro e fora da sala de aula, individual e grupalmente. O professor não  precisa  focar  sua  energia  em  transmitir  informações,  mas  em  disponibilizá-las,  gerenciar atividades  significativas  desenvolvidas  pelos  alunos,  saber  mediar  cada  etapa  das  atividades didáticas. Poderemos ensinar e aprender a qualquer hora, em qualquer lugar e da forma mais conveniente  para  cada  situação.  Os  próximos  passos  na  educação  estarão  cada  vez  mais interligados  à  mobilidade,  flexibilidade  e  facilidade de  uso  que  os  tablets  e  ipods oferecem  a  um custo mais reduzido e com soluções mais interessantes, motivadoras e encantadoras. Não
podemos esquecer que há usos dispersivos. É cada vez mais difícil concentrar-se em um único
assunto  ou  texto,  pela  quantidade  de  solicitações  que  encontramos  nas  tecnologias  móveis.
Tudo está na tela, para ajudar e para complicar, ao mesmo tempo. 
As  tecnologias  móveis  desafiam  as  instituições  a  sair  do  ensino  tradicional  em  que  os
professores  são  o  centro,  para  uma  aprendizagem  mais  participativa  e  integrada,  com
momentos  presenciais  e  outros  a  distância,  mantendo  vínculos  pessoais  e  afetivos,  estando juntos virtualmente. 
As inovações mais promissoras encontram-se em escolas que têm tecnologias móveis na sala
de  aula,  utilizadas  por  professores  e  alunos.  Os  programas  de  um  computador  ou  tablet  por aluno,  ainda  em  fase  experimental  em  centenas  de  escolas  municipais,  estaduais  e
particulares,  sinalizam  mudanças  muito  importantes  na  forma  de  ensinar  e  de  aprender.  As  aulas  são  mais  focadas  em  projetos  colaborativos,  os  alunos  aprendem  juntos,  realizam atividades diversificadas em ritmos e tempos diferentes. O professor muda sua postura. Ele sai do centro, da lousa para circular orientando os alunos individualmente e em pequenos grupos.
As  aulas  de  50  minutos  não  fazem  sentido,  porque  dificultam  a  sequência  de  tempos  para atividades de pesquisa, análise, apresentação, contextualização e síntese.

Tablets ou netbooks?
No  momento  atual  é  difícil  escolher  uma  das  duas  ferramentas  sem  perder  algo.  Os  tablets atraem  mais,  são  mais  intuitivos,  fáceis  de  manusear,  de  ler.  Aos  poucos  chegarão  com comandos  de  voz,  sem  precisar  tocar  na  tela  para  acontecer  o  que  desejamos  conseguir.    Os netbooks  aos  poucos  são  mais  rápidos,  leves  e  com  mais  recursos.  A  tendência  é a  dos ultrabooks.  Os  tablets  não  privilegiam  o  ato  de  escrever,  fundamental  para  aprender.    Têm teclado,  mas  ainda  não  está  totalmente  integrado,  de  forma  fácil  para  quem  escreve  muito.
Percebo que é uma questão de pouco tempo para termos no mercado tablets que incorporem
os  melhores recursos dos  notebooks  mais  poderosos.  Na  minha  opinião  não  deveríamos,
atualmente,  optar  por  uma  ou  outra  ferramenta  exclusivamente,  mas  ter  ambas  disponíveis para os alunos, permitindo a escolha pessoal, de acordo com o perfil de cada um e de como vai utilizá-los  mais.  Os  tablets  e  smartphones  são  mais  avançados,  inovadores  e  chamativos.  Os notebooks  procuram  incorporar  alguns  dos  avanços  de  ambos.  É  uma  decisão  ainda  em aberto, aguardando a evolução integradora das tecnologias móveis.


Conclusão
Todas  as  tecnologias  nos  ajudam  e  ao  mesmo  tempo  nos  complicam.  Depende  de  como  as integramos no que pretendemos. Elas podem nos ajudar a aprender e a evoluir, mas também favorecem a dispersão nas múltiplas telas, aparelhos, aplicativos, redes. Ajudam a comunicar-nos melhor, mas também a desfocar-nos, distrair-nos, tornar-nos dependentes. A educação é um  processo  rico  e  complexo  de  ajudar  a  aprender,  a  evoluir,  a  ser  pessoas  livres.  As tecnologias  fazem  parte  do  nosso  mundo,  nos  ajudam,  mas  ainda  precisamos  experimentar muito  para  encontrar  caminhos  de  integração    que  nos  permitam  avanços  significativos  na escola e na vida


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Comentários:
Hoje em dia, nós crianças gostamos mais dos tablets, pois podemos brincar, nos divertir e muitas outras coisas. Com a tecnologia incluida em nossos estudos podemos aprender e pesquisar tudo o que desejamos e com isto ficamos cada vez mais espertos e atualizados com todas as novidades.
E os livros??? Algumas pessoas ainda preferem ler os livros impressos, pois se habituaram à ler desta forma.
A tendência é que cada vez mais tudo seja feito de maneira a evitar desperdícios e desmatamentos para fabricação de papel.
Atualmente são poucas as pessoas que vão para bibliotecas para fazer pesquisas, pois tudo ou quase tudo conseguimos buscar na Internet.
Apesar de muitas escolas estarem usando os tablets, I-pads e computadores, nós não podemos deixar de estudar e de exercitar, porque na hora da prova temos que saber responder as questões e se não estudamos, nos damos mal.
Eu gosto muito de usar o I-Pad ou computador, mas ainda preciso melhorar as notas e tenho estudado nos livros nos últimos dias.
Quero que a minha escola sempre esteja ligada nas novidades tecnológicas, pois isto irá me ajudar a me destacar no futuro.

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