quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ciências - 2 - Programa Pequenos Cientistas



Enviado em 06/04/2009
Você sabe o que são fósseis? A resposta para essa pergunta está no programa Pequenos Cientistas, da TV Rá Tim Bum. Nele, os dinossauros Diná e Rex, mascotes da revista Ciência Hoje das Crianças, explicam o que são fósseis e, de quebra, revelam o que faz um geólogo. Saiba mais em chc.org.br
#############################################

Os fósseis são registros arqueológicos deixados no solo ou no subsolo, são restos de animais e plantas que se conservaram de maneira natural ao longo de milhões ou até bilhões de anos.

São conservados em sedimentos minerais, principalmente a sílica; o processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física. Um fóssil pode ser definido como a substituição da matéria orgânica de um animal ou vegetal por minerais. Por meio desse elemento arqueológico, o paleontólogo (profissional que estuda os fósseis) realiza descobertas de fatos que aconteceram há milhões anos.

O elemento arqueológico em questão revela, além de restos de animais e plantas, pegadas e restos de comida. Esses registros podem ter diferentes tamanhos, variando, desde dinossauros e ancestrais humanos, até seres microscópicos, como os protozoários.

Para a realização de estudos pré-históricos é preciso analisar os fósseis, eles são fontes imprescindíveis para desvendar acontecimentos que ocorreram em tempos distantes.
Para a datação dos fósseis, o método mais usado e eficaz é o de radioatividade. Com o auxílio de aparelhos sofisticados, os cientistas avaliam ou medem a quantidade de carbono 14, urânio e chumbo presente nesses fósseis. A partir desses dados é possível saber há quantos milhões ou bilhões de anos se formou um mineral, por exemplo, além de identificar a idade de um fóssil animal ou vegetal.

Basicamente, existem dois tipos de fósseis, os somatofósseis (fósseis de dentes, carapaças, folhas, conchas, troncos e etc.) e os icnofósseis (fósseis de pegadas, de mordidas, de ovos ou de cascas do mesmo, excrementos, etc.).
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

#########################################################

Comentários:

Este vídeo apresenta as informações sobre fósseis.
Aprendemos que os fósseis são muito importantes para estudarmos o passado  e a composição das rochas. Ele também explica quais as profissões que estudam os fósseis, sendo cada uma responsável por um tipo de estudo e trabalho, como o geólogo que trata do planeta terra (pesquisa de petróleo, meio ambiente, a terra, etc.), o paleontólogo (que estuda os fósseis  e faz escavações) e o arqueólogo (que busca evidências de vida anterior).
Um animal, um vegetal ou até mesmo fezes de animais, podem nos fazer entender muitas coisas.
No Museu Nacional que fica na Quinta da Boa Vista, podemos ver vários tipos de fósseis e esqueletos encontrados, que após serem estudados são evidências de outros seres que por muitas vezes viveram a milhares de anos e que devido a várias condições de vida foram extintos.
Eu gostei bastante deste vídeo, porque ele é divertido e educativo. Espero que a minha escolha possa fazer com que você também possa aprender mais.










Nenhum comentário:

Postar um comentário