Enviado em 07/12/2010
O "Fala Piá" reúne diversas crianças do Colégio Magno de São Paulo e meninos do Colégio Criatividade em Minas Gerais que falam o que pensam sobre política.
Matéria exibida no programa 8 da primeira temporada.
Matéria exibida no programa 8 da primeira temporada.
#####################################################
Fonte: http://www.camarapoa.rs.gov.br/portaldagurizada/pages/cidadania/acrianca.html
A criança e a política:
A criança não vota; o adolescente pode votar aos 16 anos. Mas existem outras formas de participar e fazer política. Para isso, comece a acompanhar o noticiário para saber o que se passa no mundo. Informar os pais (que votam) já é um bom começo. Traga a política para o lar: nos pequenos conflitos familiares, aprenda a negociar, a ceder, a respeitar e a se fazer respeitar, pois essas atitudes são fundamentais no exercício da política. Estando nos espaços públicos, respeite as normas e faça valer seus direitos; isto é política.
São chamadas de concidadãos as pessoas que não pertencem ao círculo familiar e com as quais a criança se relaciona. Cidadania exige que a criança se livre de preconceitos. Jamais se deve julgar de antemão as pessoas, diz o bom preceito de relação política. Não é porque são idosas ou portadoras de deficiência que as pessoas deverão ser excluídas de suas relações. É preciso lembrar: a convivência com a diversidade é a base da democracia.
O bairro em que se vive deve ser preservado. Preservá-lo é um ato político. Não se admite que crianças e jovens se envolvam em atos de vandalismo, afinal equipamentos públicos são uma extensão da casa.
Entre os equipamentos coletivos de um bairro, o que merece cuidado da criança é a escola. Lugar de aprendizado das mais diferentes disciplinas, a escola é um espaço de aprendizado político. Nela se aprende a convivência, a tolerância e a prática da cidadania. Nela, por exemplo, pode-se participar do Grêmio Estudantil. Este é um direito dos estudantes.
Comentários:
Eu também acho que as crianças também devem ter direito de votar, mas que a idade seja a partir de 10 anos, porque com esta idade a gente já sabe ler e escrever e já temos responsabilidade pelas coisas que fazemos.
Como as escolas incluem nas aulas informações de jornais e revistas, ficamos sabendo das coisas boas e ruins que os políticos fazem. Também podemos ver todo dia nos noticiários as reportagens de problemas e corrupções que ocorrem sempre.
Para votar, nós temos que antes ver o que cada político apresenta de idéia para melhorar do o nosso Estado e Município. Temos que ter cuidado com muitas promessas que na realidade são mentiras.
Pena que somente os adultos podem votar, mas para votar todos tem que saber se os candidatos são honestos, se tem boas intenções, se não são corruptos e se pensam em melhorar as condições de vida de nossa cidade.
Muitas pessoas acham que somente os políticos são responsáveis por uma cidade limpa, com hospitais, escolas, esgotos, praças públicas, etc, mas também é nosso dever manter e colaborar com a nossa cidade.
O nosso país é um dos poucos em que uma mulher é uma presidenta.
Eu quero no futuro ser uma boa eleitora e escolher os melhores candidatos para que o Brasil seja um país maravilhoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário